O Núcleo Museológico de Machico é uma instituição cultural criada pela Câmara Municipal de Machico, após a recuperação do imóvel Solar do Ribeirinho (construído no século XVII).
Neste espaço poderá encontrar, de uma forma interativa, histórias e personagens que fizeram a atual Cidade de Machico ao longo dos seus quase 600 anos de história, distribuídas pelos quatro núcleos temáticos em exposição.
No percurso dos quatro núcleos temáticos o visitante pode descobrir e presenciar diversos objetos históricos: uma cruz de Machim, uma pintura do 1.º Capitão Donatário de Machico (Tristão Vaz Teixeira), um passo processional do século XVII com elevado interesse artístico, um raríssimo sinete com punho em marfim e cunho em prata do século XVI, vários objetos arqueológicos de cerâmica, pedra e metal, uma inscrição gravada com uma quadra do poeta setecentista de Machico Francisco Álvares de Nóbrega (Camões Pequeno) e vários objetos que configuram a história económica, social e cultural de Machico, dos primeiros tempos do povoamento, no século XV, até ao século XX. O espaço disponibiliza recursos didáticos e educativos, tendo por base as novas tecnologias da informação.