LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro às 11h00, 15h00 e 18h00. 
No auditório do Centro de Congressos da Madeira. 
A Orquestra Clássica da Madeira apresenta uma obra original de João Gaspar, Vila Compasso, o Mistério de Natal. Um espetáculo para crianças e famílias, num ambiente mágico de natal, onde através da narração, audição musical e projeção de ilustrações, um grupo de 10 músicos da Orquestra, dão corpo criativo a este conto musical, juntamente com o compositor desta obra João Gaspar, que assume a direção musical. Contamos ainda com a brilhante participação do ator madeirense João Pedro Santos que dará voz à narração desta fantasia de Natal, que se passa na Vila Compasso. Uma narrativa envolvente, pedagógica e animada que envolverá de magia todos os que assistirem a este projeto. 

Este projeto, mais uma vez, espelha o perfil da nossa orientação artística e de programação, onde damos espaço aos criadores do nosso tempo, valorizando a criação nacional, com uma leitura abrangente do nosso meio, contando e estimulando os valores emergentes no panorama cultural da Região, tendo por base, sempre, padrões criteriosos de exigência e profissionalismo. 

Além dos músicos da Orquestra Clássica da Madeira, contamos com a colaboração da pianista Aniko Harangi e do acordeonista Slobodan Sarcevic. De realçar também a participação do saxofonista Elvis Sousa e do guitarrista Francisco Lopes, que depois da formação artística inicial na Madeira, frequentaram com excelência várias instituições musicais de ensino superior na Europa. 

Vila Compasso
O Mistério de Natal

Na Vila Compasso preparam-se as festividades de Natal: na Torre da Vila arranja-se o metrónomo, ilumina-se o arraial. O senhor Piano, Governador, encomenda uma sinfonia ao compositor que todos os instrumentos iriam tocar na tão aguardada noite de Natal. Mas, a música desapareceu e o senhor Clarinete, Detetive, é chamado para resolver este enigma. Nesta aventura musical, todos os instrumentos da Vila contribuem para desvendar o mistério, mas será que conseguem?

Vila Compasso é um livro para crianças maiores de quatro anos de idade e conta com este espetáculo adaptado ao Natal com uma duração de cerca de 60min. A acompanhar a história narrada, a Orquestra em palco interpreta a banda sonora deste Conto com as ilustrações como cenário.

Texto e Música: João Gaspar
Ilustração: Sara Navarro

joaogaspar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.