LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Nadir 1 600x470

Lourenço Nadir. 
"Can't Help Falling in Love". 
Compositor: Elvis Presley. 
Capela de São Vicente. 

“Arts online” uma iniciativa da Secretaria Regional de Turismo e Cultura. 


Capela de São Vicente. 
Localizada na pitoresca Vila de São Vicente, junto à marginal, é também conhecida por Igreja do Calhau. Esta pequena capela foi construída num bloco basáltico, segundo uma lenda, após a aparição do mártir São Vicente neste local, que é também o padroeiro da igreja paroquial.
Foi edificada em 1694, na Foz da Ribeira de São Vicente, decorrente dos donativos dos devotos e à iniciativa particular de Inácio de Sousa.
Foi restaurada em 1885 e, mais recentemente, no ano de 2019. Foi alvo de obras de restauro, tendo sido utilizada cantaria, respeitando no entanto os traços históricos do monumento. No exterior foi feita uma protecção e um muro em pedra emparelhada para a proteger da acção da Ribeira. No interior, o altar e o chão também foram alvo de obras, os quais foram forrados em cantaria. Foram também feitos trabalhos de pintura, quer no interior, quer no exterior.
Esta construção é um dos principais ex-libris do Concelho de São Vicente.

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.