LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

A Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro promove, dia 9 de junho a Conferência “Madeira – Panos da Guiné e a Urzela numa abordagem à exposição “Na Rota da Urzela (Através dos Panos).
Tem início às 15h30 e tem como orador o Dr. Paulo Perneta.
Sobre a Conferência:
Com o início da exploração europeia da costa africana e dos arquipélagos macaronésicos, todo um novo universo de novos lugares, culturas, produtos e conceitos passa a integrar, não apenas o imaginário e a ciência portuguesa e europeia, como o próprio quotidiano das populações. Entre eles contam-se um novo espaço de vida, trabalho, e produção, a Madeira, um pequeno fungo liquenizado nativo dos arquipélagos macaronésicos usado na tinturaria, a urzela, e os têxteis de alto valor confeccionados na Guiné, ou terra dos homens negros - nome então dado à extensa região que se desenvolvia para sul do rio Senegal - em particular nas zonas das atuais Casamansa e Guiné-Bissau, os panos da Guiné. Aproveitando a excelente oportunidade proporcionada pela exposição “Na Rota da Urzela”, de Manuela Jardim, num espaço que faz ele próprio parte dessa história, a Torre do Capitão, descobriremos como estes três conceitos se cruzam, articulam e se influenciam entre si.

coferencia

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.