LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Até 18 de junho.
Na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol.
No âmbito do projeto "O MUSEU VAI À RUA", os Serviços Educativos do Museu Etnográfico da Madeira, deslocaram-se, à Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, para dar a conhecer o nosso património cultural, a nossa Identidade, através de uma exposição itinerante.
Estas exposições inserem-se num projeto de itinerância que o Museu Etnográfico da Madeira desenvolve há muitos anos e enquadram-se no âmbito do Projeto de divulgação “O Museu Vai à Rua”.
O museu prepara, anualmente, várias exposições, com um formato que permite a sua itinerância, sobre as temáticas do nosso Património Cultural Material e Imaterial, apresentando-as ao público em diferentes instituições, procurando descentralizar a divulgação, fazendo-a chegar a diferentes concelhos e procurando conquistar todo o tipo de público, democratizando a cultura.
O crescente ritmo de invenções técnicas e de descobertas científicas modificou os valores do trabalho. Passámos de uma sociedade que valorizava o trabalho braçal, para uma sociedade industrial, que privilegia o lazer e o conforto.
A transmissão dos saberes tradicionais, de pais para filhos, é cada vez menor e o número de jovens nestes ofícios é cada vez mais reduzido.
Uma certa desvalorização social afasta os jovens destes ofícios e conduz estas profissões à extinção.
Esta recolha de documentação tem como objetivo preservar na memória coletiva estas atividades, que permanecem apenas na memória de alguns indivíduos. É essencial que recolhamos estes saberes, pois estamos na presença dos últimos testemunhos de um modo de vida, que está a desaparecer.
expo
 
expo2
 
expo3
 
expo4
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.