LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

No Átrio do Museu Etnográfico da Madeira. 
Até 2O de novembro. 
Esta exposição insere-se no projeto semestral "Acesso às Coleções em Reserva", que tem como objetivo permitir a rotatividade das peças do acervo do museu que não estão patentes ao público. Este semestre, abordamos o tema da exploração dos recursos naturais da ilha, trazendo a público as profissões tradicionais relacionadas com a exploração da madeira, como os lenhadores ou os carvoeiros, os sistemas de serração ou os meios utilizados no seu transporte. 
No século XVIII, para repor e satisfazer as necessidades de consumo de lenha, foram plantadas árvores em grande escala, pelo que os espaços florestais da Região são, atualmente, compostos por floresta natural (floresta Laurissilva) e por floresta cultivada, sendo atualmente nesta última que se obtém madeira para lenha. 
Devido à grande procura deste recurso, a floresta primitiva da costa sul desapareceu, sobrevivendo uma das maiores extensões de floresta primitiva da Europa, na encosta norte, especialmente a localizada em locais de difícil acesso e nos vales profundos do interior da ilha, sendo reconhecida, internacionalmente, como a que se encontra em melhor estado de conservação, estando atualmente classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO.

expoexploracaoetnografico n

 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.