LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

“A Sé do Funchal – A geometria de Deus”. 
Dia 18 de abril. 
A Direção de Serviços de Património Cultural, da Direção Regional da Cultura, organiza mais um evento integrado no projeto "DAR A VER",  no dia 18 de abril, «Dia Internacional dos Monumentos e Sítios», este ano enquadrando o tema «Património e Clima».
Assim, será organizada uma visita guiada à Sé do Funchal, centrada, especialmente, nos seus tetos mudéjares, recentemente intervencionados através de uma cuidada campanha de conservação e restauro (2019-2021), que a par da empreitada de remodelação da rede elétrica e de iluminação do interior da catedral, permite aos visitantes contemplarem os tetos na sua beleza original, que antes desta campanha estavam escurecidos, por camadas de gordura e fumo de velas, e humidades provenientes das coberturas e intervenções pontuais malsucedidas, realizadas ao longo dos cinco séculos da sua história.
Justifica-se esta atividade atendendo que os tetos mudéjares da Sé do Funchal, além da sua técnica característica de mudejarismo, apresentam uma rica decoração relacionada com a natureza. Observam-se animais, com carácter simbólico (águias; bucrânios, isto é, crânio de boi); plantas, também envolvidas em grandes simbolismos (rosas, pinhas, acantos, videiras), e frutas (uvas). Além de figuras lendárias e fantásticas (monstros marinhos; grifos; esfinges; centauros). Tudo ao gosto da arte do tempo do rei D. Manuel I (1495-1521).
Do programa consta um momento musical pela «Madeira Camerata» (aprox. 30 minutos) e visita guiada por Francisco Clode de Sousa e Rita Rodrigues (30 minutos).
À semelhança das edições anteriores, a participação nesta atividade - DAR A VER – é gratuita, sendo necessário uma prévia inscrição através do e-mail: .
Serão cumpridas as regras sanitárias, devido à Covid 19, seguindo as determinações do GRM e do IASAÚDE.
A confirmação da inscrição só será enviada no dia 18/04/2022 às 12h00.

daraverCS4 FF DAR A VER 18Abril22 SE

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.