LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.
Dia 18 de maio - Open Day.
Três visitas temáticas às exposições em cartaz. Uma oficina criativa. Uma oficina temática.
10h00 - Visita temática: Património em construção (uma coleção)
Esta Visita temática visa estabelecer diálogos baseados no princípio da mediação com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o património artístico e arquitetónico do museu, com especial enfoque na sua coleção constituída por Arte Contemporânea Portuguesa, desde os anos 60 do século XX até aos dias de hoje, despoletada pelo núcleo inicial: o espólio dos Prémios de Artes Plásticas da Cidade do Funchal, certame que ocorreu em 1966 e 1967 e, cujas iniciativas trouxeram à Madeira alguns dos mais destacados críticos de arte da época, como Rui Mário Gonçalves, José Augusto França e Nelson Di Maggio, referindo este último, terem sido “um autêntico acontecimento artístico, não só para os ilhéus, mas para todo o âmbito cultural português.
Público alvo: público em geral
Inscrições através do telefone: 291 820 900 ou email:
Atividade Gratuita
14h00 - Visita temática: O poder do património e da cultura.
Uma conversa aberta numa visita pelos espaços do MUDAS.Museu onde o património, a sua preservação, valorização e gestão congrega o foco de atenção. Partindo do projeto da autoria do arquiteto Paulo David, inaugurado em Outubro de 2004, que integrou o antigo Morgadio do Vale de Amores, propriedade de Duarte de Brito e a D. Joana Cabral, bisneta de João Gonçalves Zarco, descobridor da Madeira. O Património que simplesmente desaparece, por conveniência, descuido ou falta de responsabilidade versus o Património construído que valoriza e preserva o património já existente perpetuando a nossa história e as estórias que caraterizam um povo.
Qual o poder do património?
Qual o poder da cultura?
Público alvo: Público em geral
Inscrições através do telefone: 291 820 900 ou email:
Atividade Gratuita
16h00 - Visita temática: Pensar diverso.
Nesta visita desafiamos os participantes a pensar o Homem em Sociedade. Uma proposta de visita imersiva que tem na Arte contemporânea a ferramenta de reflexão, confrontando os (pre)conceitos do ser social: etnias, género, orientação e identidade sexual, formação socioeconómica, nível de educação, capacidade física, afiliação política, crenças religiosas, e... muitas outras diversidades que nos definem.
Público alvo: Público em geral
Inscrições através do telefone: 291 820 900 ou email:
Atividade Gratuita
18 de maio - 10h30
Oficina criativa: “comunicação e os seus POD(ER)ES”
Uma oficina focada nos poderes da comunicação, da arte e da cultura. A criação artística e seus desafios ao longo da história. Na necessidade do homem em comunicar, em fazer, em repetir e em ensaiar várias possibilidades para melhorar e atingir a satisfação pessoal. A caraterística, eminentemente humana, de criar, de mudar, de alterar, de inovar, de surpreender o outro e a si mesmo.
Nesta oficina, para além da visita temática, os participantes desenvolvem um trabalho prático, para que sintam, criadores, com necessidade de alterar, melhorar e repetir na dificuldade de surpreender.
Público alvo: alunos do ensino básico.
Inscrições através do telefone 291820900 ou pelo e-mail:
Atividade gratuita.
18 de maio - 15:00h
Oficina temática: “em foco” (fotografia - analógica versus digital)
Uma viagem temática sobre a fotografia analógica versus digital. Uma conversa sobre as obras de Julião Sarmento, Lourdes de Castro, Suzanne Themlitz, Daniel Blaufuks, Cláudio Garrudo entre outros, para perceber a importância da fotografia como meio privilegiado de registo da realidade nas suas mais diversas acepções. Foco ainda na importância do domínio técnico na consubstanciação de conceções/intenções e no alcançar do resultado plástico.
Público alvo: Cursos Profissionais Técnico de Multimédia
Inscrições através do telefone 291 820 900 ou pelo e-mail:

Atividade gratuita.

diamuseuesmudas n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.