LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

De 6 julho a 3 dezembro. 
No Átrio do Museu Etnográfico da Madeira. 
Com o objetivo de proporcionar uma maior rotatividade das coleções, o Museu Etnográfico da Madeira dá continuidade ao projeto denominado “Acesso às Coleções em Reserva”, sendo apresentada, semestralmente uma nova temática.
Neste semestre, damos a conhecer o legado comercial de Francisco António dos Reis, um comerciante natural da Ribeira Brava que, durante o século XX destacou-se em várias áreas de negócio, tornando-se uma figura ilustre deste concelho. 
Com a sua visão estratégica e sentido de oportunidade, este comerciante soube aproveitar as potencialidades da centralidade geográfica do concelho, enquanto ponto de passagem obrigatório para as pessoas que rumavam ao Funchal, vindos dos concelhos a Norte, (São Vicente e Porto Moniz) e a Oeste (Calheta e Ponta do Sol), e enquanto porto de embarque e desembarque dos barcos de cabotagem.
O seu espírito inovador e empreendedor, tornou-o pioneiro, com a criação da primeira fábrica de telhas, em 1936 e mais tarde, uma fábrica de refrigerantes, negócios que serviram de âncora para o seu primeiro grande investimento, o edifício Miramar, em 1944, um espaço, moderno e de grande volumetria, onde funcionava uma pensão, várias lojas comerciais e um posto de abastecimento de combustíveis.
Em 1959, ergue o seu segundo grande espaço comercial, a Casa Reis, um bazar de grandes dimensões, com várias lojas, onde instalou um moderno sistema de pagamento denominado, popularmente, por: carrinhos voadores e que se tornou a grande atração deste bazar.

6 JULMEMCOMERCIO E INDUSTRIAS TRADICIONAIS8233

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.