LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Dias 15, 16 e 17 de julho | 16h00.
Na Praça do Povo.
O Festival Gastronómico “Madeira Saborea, a journey through taste”, é um evento organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura e que decorrerá, no Funchal, até ao próximo domingo, com a cozinha associada a diversas rotas gastronómicas, concretamente do cuscuz, do chícharo, dos mariscos e moluscos, do peixe, da doçaria conventual, da fruta, dos tubérculos e do pão. Além dos stands onde estarão a ser comercializados os produtos das rotas, haverá um outro com vinhos e bebidas regionais.

O Festival insere-se no projeto Saborea, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC. É liderado pelo Cabildo de Lanzarote e tem como área abrangente a Madeira, os Açores, Canárias, Cabo Verde, o Senegal e a Mauritânia. Na Madeira, além Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da DRT - Direção Regional do Turismo, integram a ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal, a UMa - Universidade da Madeira, a APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica e a ACAPORAMA- Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira como parceiros regionais e responsáveis pelas várias iniciativas que também acontecem neste festival.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, releva a importância do evento pelo resultado que traduz de um trabalho conjunto de vários países e regiões da Macaronésia e igualmente de todas as entidades envolvidas.
Para além disso, o governante realça o seu contributo para “o enriquecimento da oferta de eventos que a Madeira dispõe ao longo de todo o ano, de uma forma muito variada complementar”.
O objetivo do projeto Saborea - iniciado em 2019 e a concluir este ano - visa traçar um Plano Diretor para posicionar a Macaronésia como destino gastronómico, gerando impacto positivo a nível económico, ambiental e social. Desta forma, pretende recuperar, reavivar e promover os laços gastronómicos e culturais do espaço Atlântico MAC, como a origem dos pratos, dos produtos e das Na prática, o intercâmbio de conhecimentos permitirá gerar uma cozinha Atlântica própria, com um núcleo central partilhado, fomentará as relações entre as entidades e os profissionais, e, enriquecerá a gastronomia.
Em relação às rotas gastronómicas, as entidades convidadas que irão representar cada uma delas são: Rota do Cuscuz, Chef Filipe Janeiro; Rota do Chícharo, Casa do Povo da Quinta Grande; Rota dos Mariscos e dos Moluscos, Tasquinha do Pescador; Rota do Peixe, Casinha das Sandes; Rota da Doçaria Conventual, A Confeitaria; Rota da Fruta, Pedro Silva; Rota dos Tubérculos, Chef Yves Gautier; e Rota do Pão, Casinha do Bolo do Caco.
"Conversas Saborea"
Referir ainda outras iniciativas a realizar no âmbito do festival, concretamente as “Conversas Saborea” e as “Experiências Gastronómicas”.
As “Conversas Saborea” são constituídas por dois painéis de convidados relacionados com a gastronomia e o turismo.
A primeira conversa acontece no dia de abertura, dia 15 de julho, pelas 16h30. Terá como tema: “O novo Turista e as experiências gastronómicas”. Moderado por Sara Marote, diretora executiva da Associação de Promoção da Madeira, conta com os seguintes participantes: António Trindade (Grupo PortoBay), Ciriaco Campus (Belmond Reid´s Palace), Octávio Freitas (Socalco) e Kátia Carvalho 
(Prima Caju).
No sábado, dia 16 de julho, às 16h30, decorrerá a segunda conversa, com o tema: “A Gastronomia Sustentável”, e será moderada por Paulo Santos, Diretor Regional de Agricultura.
Estarão presentes o Chef Yves Gautier, Júlio Pereira (Kampo), Bruno Sousa (Universidade da Madeira) e Cláudia Sá (Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas).
Em relação à Experiências Gastronómicas, estão programadas quatro: 6.ª feira às 18h30 com a Rota do Chícharo (Chef Carlos Azevedo), sábado às 18h30, a Rota do Peixe (Chef Júlio Pereira), domingo às 16h30 a Rota do Pão (Filipe Cunha) e às 18h30 a Rota dos Tubérculos (Chef Yves Gautier).
Durante os três dias do Festival gastronómico “Madeira Saborea, a journey through taste”, que decorrerá de 6.ª feira a domingo entre as 16h00 e as 24h00, haverá ainda animação musical culminando com música ao vivo a partir das 21h45.
As rotas presentes:
Rota do Cuscuz.
O cuscuz é um produto muito versátil na Região Autónoma da Madeira e atualmente com muita procura. Constitui um dos pratos 
mais ancestrais da nossa história, introduzido no tempo do povoamento.
Curiosamente, a prática de fazer cuscuz artesanalmente ainda se verifica em algumas partes da Madeira, ganhando cada vez mais destaque.
Rota do Chícharo.
O chícharo é uma leguminosa que foi muito cultivada na ilha do Porto Santo, onde existem variadas receitas para o seu consumo.
Nos últimos anos, tem sido feita uma recuperação deste produto em ambas as ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Desta forma, a Rota do chícharo vem contribuir para o seu ressurgimento.
Rota dos Mariscos e dos Moluscos.
Estamos perante uma rota com produtos de diferenciação, como as lapas, os caramujos e caranguejos.
É uma combinação de gastronomia, cultura, biodiversidade e do domínio costeiro como paisagem.
Rota do Peixe
O mar oferece uma grande variedade de peixes.
Incluindo produtos e pratos da região numa única rota, como o atum, a espada-preta, o gaiado seco, entre outros, criará um conjunto mais amplo e rico ligado à história das pescas, das conserveiras, e a um vasto património que existe na RAM.
Rota da Doçaria Conventual.
A doçaria madeirense está ligada ao cultivo da cana sacarina que, a pouco e pouco, especializa-se nos ambientes conventuais, sendo imensa a sua variedade.
Neste âmbito, temos como herança da doçaria conventual a identidade do bolo de mel.
Há aqui um potencial enorme de redescoberta e recuperação de receitas que tiveram fama pelo mundo inteiro.
Rota da Fruta.
Esta rota é essencial pela grande variedade de frutas existentes na RAM.
Segundo o Catálogo Nacional de Espécies, a ilha da Madeira tem 28 variedades tradicionais e 10 espécies fruteiras.
Há quem considera que seja dos produtos que trazem mais criatividade à cozinha regional, incorporando sabor e cor aos pratos principais, às sobremesas, aos doces e às bebidas tradicionais.
Rota dos Tubérculos.
Dos inúmeros produtos que constituem a gastronomia tradicional da região, os tubérculos afirmam- se rapidamente na dieta alimentar. A batata-doce, a batata e as várias variedades de inhame ainda persistem na mesa madeirense.
Rota do Pão.
Esta rota foi criada para a divulgação do imenso valor deste património cultural e gastronómico regional. Visa, por isso, dar a conhecer as diversas variedades existentes, o modo de produção, os utensílios e materiais, as receitas e os territórios que se associam, intimamente ligados à importância e disseminação das atividades agrícolas nas ilhas da Madeira e Porto Santo.
festival gastronomicon
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.