Dia 27 de outubro | 18h00.
No Museu de Arte Sacra do Funchal.
Conferência por Isabel Santa Clara.
A comunicação abordará, num primeiro momento, a pintura e desenho de Eduardo de Freitas, fazendo referência às suas exposições individuais, salientando os traços estilísticos e temáticas mais marcantes e recordando, ainda, algumas opiniões de especialistas a seu respeito do seu trabalho.
O segundo momento faz alusão às experiências de exposições em parceria com as pintoras Isabel Santa Clara e Filipa Venâncio e com o escultor Jacinto Rodrigues.
O terceiro momento trata das relações interartes da sua pintura com a imagem em movimento, com a poesia e com a música. Assim, é evocada a exposição onde dialogou com os vídeos de Carlos Valente, bem como na instalação e publicação de um livro feitas a partir da poesia de João Dionísio. Termina com uma breve análise da relação entre a pintura de Eduardo de Freitas e a música, não só nos casos de iconografia musical explícita, mas também na musicalidade que atravessa as suas telas abstratas e, por fim, no facto de Nelson Quintal ter baseado uma composição em trabalhos de Eduardo de Freitas. Deste modo, aprofundam-se os pressupostos que estão na origem da exposição “HARMONIUM - Desenho, Pintura e Música em relação. Eduardo de Freitas”, patente no Museu de Arte Sacra do Funchal.
Participação gratuita, mediante inscrição prévia: 291 228 900