LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Dias 25 e 26 de novembro. 
Na Escola Agrícola da Madeira, São Vicente. 
Promovido pela Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira (AFERAM). 
Do continente português estarão presentes o Presidente da Federação do Folclore Português (FFP), Professor Doutor Daniel Café, e o presidente da Fundação Inatel, o Economista Francisco Madelino, duas instituições com forte relação com a cultura tradicional e com ligações à UNESCO, organismo tem vindo a propor várias diretrizes no âmbito do cultural, do património material e imaterial e da memória coletiva, de forma a salvaguardar e sensibilizar, tanto as populações, como as entidades governamentais.
A representar o folclore das ilhas do atlântico estará Jorge Torres, Antropólogo com ligação à associação Xarabanda, e com um vasto trabalho de campo no arquipélago da Madeira, Leandro de Avila, professor açoriano, investigador do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, Universidade Nova de Lisboa / Universidade dos Açores e Alberto Benitez presidente da Federação Regional de Associações de Folclore e Tradições das oito ilhas de Canárias.
Nas comunicações estarão também representados alguns organismos públicos com ligação ao Folclore e à Cultura Tradicional e Popular como a Direção Regional da Cultura (Secretaria Regional de Turismo e Cultura) com a Doutora Rita Rodrigues, Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira com Dr. Paulo Bairos, e a Direção de Serviços da Ruralidade (Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural) com a Dra Regina Ribeiro.
Num dos painéis serão apresentados alguns projetos de referência desenvolvidos na ilha da Madeiratrabalhos diferenciadores de promoção do nosso património: os cordofones tradicionais madeirenses pelo investigador Paulo Esteireiro do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, as Artes de Rua com o Teatro Bolo do Caco e o projeto: A Biqueira À Volta da Mesa.
Existirão também dois momentos culturais, com os grupos Varejenta e Velha Guarda (Associação Musical e Cultural Xarabanda e a Associação “Rodopio Pitoresco”).
Mais informações: www.folcloredamadeira.com

congressofolcloredasilhas22n