Dia 16 de novembro | 15h00.
No Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava.
O mar representa uma importante fonte de alimento e gera emprego, contribuindo para o desenvolvimento económico das comunidades. Algumas profissões foram, no entanto, extintas, permanecendo apenas na memória e fazem parte da História Económica e Social da Região.
Pelo facto de o Museu Etnográfico da Madeira possuir um espaço de exposição permanente, dedicado ao tema da pesca, os Serviços Educativos, associam-se às comemorações do Dia Nacional do Mar, promovendo uma palestra, com a escritora Graça Alves, que apresentará o tema “Homens do Mar: Bomboteiros e Rapazes da Mergulhança”.
Segundo a oradora “À volta do porto do Funchal, surgem personagens que fazem do mar e do movimento dos navios a sua principal fonte de subsistência. De entre as muitas atividades que se organizam à volta das chegadas e das partidas dos barcos que trazem o mundo à(s) ilha(s), destacamos o "bombote" e a "mergulhança", pela importância que tiveram na sobrevivência das gentes ribeirinhas e pela poesia que tais ofícios envolvem.”
Entrada livre.