LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Museu Etnográfico da Madeira
16 dezembro a 19 fevereiro 2023

Esta exposição, pretende trazer a público, alguns dos rituais marcantes da Festa, como as Missas do Parto, a matança do porco, a antiga Noite do Mercado, a construção dos presépios tradicionais, de escadinha e de rochinha, a confeção dos tradicionais brindeiros ou a preparação dos licores e dos bolos de mel, momentos estes imortalizados no barro, modelado pelas mãos de Francisco Teixeira. Tradição e Inovação, “de mãos dadas”, nesta curiosa interpretação dos nossos rituais populares, por um barrista contemporâneo, “Preservando, no Presente, o Futuro do Passado”, lema que motiva a nossa instituição.
As suas obras de artesanato contemporâneo, encomendadas e adquiridas pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura e que fazem, agora, parte do acervo do museu, são contextualizadas com uma seleção de textos, de obras de escritores madeirenses ou publicados nos periódicos, e que descrevem como se processavam estes rituais, em tempos mais recuados, procurando-se, por uma lado, avivar a memória de alguns, numa espécie de “saudosismo” e, por outro, “recuperar” uma realidade que, por tão distante no tempo, é totalmente desconhecida de tantos outros.
O barrista, foi, desde criança, um apaixonado pelas artes, em particular pela pintura e pelo artesanato, muito por influência do seu pai, Domingos Teixeira.
Por circunstâncias da vida, acabou por não enveredar pela arte no seu percurso profissional, no entanto sempre se dedicou a esta atividade nos seus tempos livres.
Veio viver para a ilha da Madeira, há alguns anos, por motivos profissionais e foi-se apaixonando pela cultura, tradições e paisagens da ilha.
A sua vivência na Madeira motivou-o a dedicar-se, com mais afinco, ao seu verdadeiro prazer, o barro. As temáticas que explora são diversas, mas gosta, particularmente, de fazer figurado com motivos religiosos e retratar aspetos tradicionais da ilha. Vive, atualmente, na Madalena do Mar, onde desenvolve o seu trabalho.

Voltar ao Roteiro de Natal


1roteironatal2022

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.