LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Museu Etnográfico da Madeira
16 dezembro a 19 fevereiro 2023

A Lapinha do Caseiro foi um dos mais célebres presépios da Ilha, mantendo-se durante décadas como uma das grandes atrações do Natal madeirense. Francisco Ferreira, o “Caseiro”, nasceu na freguesia do Monte a 11 de outubro de 1848. Era conhecido por “Caseiro” por ser antigo colono do Monte, zelando por terrenos pertencentes às religiosas do Convento de Santa Clara. Artista autodidata, cedo demonstrou aptidã
o para talhar a madeira, esculpindo desde os seus 14 anos e tornando-se santeiro de profissão. Foi autor de inúmeras imagens que se mantêm na Ilha, na posse de familiares, de particulares e dispersas por algumas igrejas (de Nossa Senhora do Monte, de Santo António, no Funchal e da Tabua, na Ribeira Brava). Outras perderam-se, possivelmente levadas para longe por emigrantes devotos. Para além de inúmeras figuras de Jesus Menino, de Cristo adulto, realizou também outros santos: Nossa Senhora da Piedade, a Virgem do Calvário, Nossa Senhora da Conceição, São João Baptista, São Francisco de Assis e Santo António. Mas a obra da sua vida foi, de facto, o presépio. Iniciado na sua juventude, nele trabalhou até morrer, em 1931, tinha então 82 anos. Este conjunto narra o longo percurso deste artesão, testemunhando toda a sua evolução e a sua cada vez maior aptidão para talhar a madeira. Com o propósito de preservar e salvaguardar este precioso testemunho do nosso património cultural, a coleção foi adquirida pelo Governo Regional para integrar e enriquecer o acervo do Museu Etnográfico da Madeira. Restaurada e incorporada no seu acervo, em 2021, passou a integrar o percurso da exposição permanente deste Museu, estando disponível ao público na época do Natal.

Voltar ao Roteiro de Natal

 

lapinhadocaseiro 2022

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.