LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Museu Etnográfico da Madeira
16 dezembro a 19 fevereiro 2023


A entrega dos trabalhos deverá ser efetuada até o dia 7 de dezembro.
Increva-se e participe! 
A mostra dos trabalhos, estará patente ao público de 16 de dezembro 2022 a 21 de janeiro de 2023, e é um projeto dos Serviços Educativos do Museu Etnográfico da Madeira.
Esta atividade insere-se no âmbito do Projeto “MUSEU SUSTENTÁVEL”, que tem como objetivo promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.
Porque a sustentabilidade é uma prioridade e porque o museu pretende transmitir aos mais jovens, a necessidade de repensar a nossa forma de agir, protegendo o ambiente e promovendo uma vida sustentável, organizam-se, no seio deste projeto, diferentes atividades, ao longo de todo o ano, recorrendo ao reaproveitamento de vários materiais existentes na natureza.
Neste âmbito, na época natalícia, os serviços educativos promovem uma mostra de presépios elaborados pelas Escolas, Lares de Idosos, Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão, Centros Culturais, Centros de Ocupação dos Tempos Livres, Casas do Povo e Juntas de Freguesia.

A armação do presépio ou lapinha, como é designado no arquipélago, constitui um ritual simbólico com muita tradição no nosso arquipélago. A configuração dos presépios sofreu, no entanto, alterações ao longo dos tempos. Além dos presépios tradicionais, de escadinha e rochinha, surgiram outros presépios, peças de artesanato contemporâneo, elaborados com diversas matérias-primas. No seu acervo o museu possui diferentes presépios, feitos com matérias-primas naturais, existentes na Região, nomeadamente madeira, palha de bananeira, palha de trigo, palha de milho, âmago de figueira, socas de canavieira, socas de vimieiro, conchas de “lapas” ou calhaus roliços.
Com a mostra deste ano, os Serviços Educativos do museu pretendem dar vida à matérias da Natureza, incentivando a criatividade e educando para o uso e aproveitamento destas matérias-primas sustentáveis, que permitem tirar partido do ambiente, mas preservando-o.

Voltar ao Roteiro de Natal

 

presepiosustentaveis n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.