De 7 de dezembro a 15 de janeiro.
A História e a cadeia operatória da confeção do Bolo de Mel, uma iguaria da doçaria tradicional da Região, sempre presente no Natal madeirense, será divulgada, numa exposição itinerante, do Museu Etnográfico da Madeira, que terá lugar na Casa do Povo de São Pedro, no Funchal.
A exposição será inaugurada, com uma visita guiada, efetuada por César Ferreira, antropólogo do museu.
A mostra está inserida num projeto de itinerância, que o MEM desenvolve há mais de 10 anos e que, tem como objetivo, proporcionar uma maior rotatividade das coleções do museu que se encontram em reserva.
Este bolo foi sempre objeto de oferendas simbólicas, reforçando os laços de afetividade. É utilizado também como pagamento de serviços ou favores, na época do Natal, período em que familiares e amigos visitam-se e provam os licores e doces comprovando quais os mais saborosos.
Segundo descreve João José de Sousa Abreu, na sua obra “O bolo de mel. Ex Libris da doçaria madeirense”, editado pela Associação Cultural
O bolo de mel, de origem artesanal e doméstica e as suas formas de fabrico, constituem testemunhos preciosos do nosso património, cujo domínio deve ser abordado, preservado e divulgado.