LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

No dia 11 de abril às 17h00.
O Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) acolhe a cerimónia de apresentação do catálogo "Centenário do Exílio de Carlos de Habsburgo: Um Percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira". 
A cerimónia conta com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
A obra, editada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), consiste no catálogo bilingue (em língua portuguesa e em língua inglesa) da exposição homónima que esteve patente ao público no Arquivo e Biblioteca da Madeira, de 27 de junho a 15 de outubro de 2022, fruto de uma parceria com a Fundação Otto de Habsburgo e a Família de D. João de Almeida. Quer a exposição, quer o catálogo que agora vem a lume, visam assinalar o centenário do exílio de Carlos de Habsburgo na Madeira (que aqui faleceu a 1 de abril de 1922), retratando os vestígios da sua presença nos acervos à guarda, sobretudo, do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
A obra tem um ensaio introdutório, sob o título “Carlos de Habsburgo: Da Importância de (Saber) Construir a Paz”, da autoria de Paulo Miguel Rodrigues, da Faculdade de Humanidades da Universidade da Madeira, sendo o catálogo propriamente dito é da responsabilidade de Cátia Vieira Pestana, da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Arquivos (DRABM)
A obra é inserida na coleção Madeira Selected Memories (n.º 7), que tem por objetivo levar a História da Madeira até o máximo de leitores possíveis – madeirenses, estrangeiros, curiosos, especialistas –, mediante o uso de apropriado património iconográfico, em edições bilingues. Nesta coleção juntam-se a divulgação documental, a valorização da iconografia histórica e a produção de investigação sobre a memória e a história madeirenses.

centenario11deabril n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.