Dia 14 de junho | 18h00 - 20h00.
No Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava.
Da ovelha ao novelo. Conhecer e trabalhar a lã.
O Projeto Velo, promovido pelo Coletivo "Enfia o Barrete", dinamizado por Irina Andrusko, Luz Ornelas em parceria com Rafaela Rodrigues, nasce da vontade de valorizar a lã regional, numa lógica de economia circular.
Neste âmbito, entre 10 e 17 de junho, estará presente na Região, Rosa Pomar, referência nacional e internacional, da divulgação e manutenção da lã portuguesa, para uma série de oficinas, uma conversa pública e realização de trabalho de campo, em parceria com o referido coletivo. Historiadora, investigadora, artesã e designer, Rosa Pomar é autora do livro “Malhas Portuguesas: História e prática do tricot em Portugal”. Dedica-se à criação de fios de lã, proveniente de raças autóctones, assim como à divulgação constante e permanente da lã portuguesa, junto de uma vasta audiência nacional e internacional. Realiza um trabalho contínuo de pesquisa individual, tanto junto de criadores, pastores e artesãos, como da indústria de lanifícios, num esforço de salvaguarda e divulgação de um património simultaneamente natural e cultural.
Os fios para tricot, assinados por Rosa Pomar, são integralmente feitos em Portugal e em estreita colaboração pessoal com todos os intervenientes no processo, desde o momento da tosquia à criação dos novelos. A sua marca tenta que os fios tenham a menor pegada ecológica possível.
A Rosa e a sua Retrosaria, “Rosa Pomar”, têm um grande alcance internacional, sobretudo em países nórdicos, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.
Este projeto é financiado pela Secretaria do Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, Museu Etnográfico da Madeira, e conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava, do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e da – Associação dos Criadores de Gado nas Serras do Poiso.


