LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

O Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) abre ao público, no próximo dia 8 de janeiro, um novo núcleo expositivo situado na Torre do edifício do Museu, fruto da doação da coleção particular de D. Teodoro de Faria à Diocese do Funchal.
A exposição apresenta cerca de 50 ícones de um total de cerca de 100 obras, organizados em dois principais núcleos. Todo o conjunto de obras expostas é datável entre o século XVIII e XX e segue a tradição figurativa e temática dos ícones orientais que, a partir de Bizâncio, se difundiu para outras latitudes – Grécia, Creta, oriente próximo, norte de África, Egipto e mundo eslavo – chegando à Rússia no século X onde, com o empenho inicial do Rei Vladimir, se fixou até aos dias de hoje.
Nesta exposição, colocam-se em evidência alguns dos aspetos histórico-artísticos dos ícones que, enquanto imagens sagradas, são símbolos da revelação do invisível, revestidas de profunda espiritualidade, sentido poético e litúrgico, que apelam à experiência da contemplação.

1artesacrajan24CTFcopiar

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.