LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Até 13 de setembro. 
Na sala de exposições do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV). 
Com curadoria de Martinho Mendes. 
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira através do CEHA-AV, inaugura dia 3 de abril, pelas 17h00, a exposição "O Bordado Madeira e o Vestuário: Um Périplo por Arquivos, Documentos e Representações”.
Esta mostra tem como ponto de partida a integração da realidade documental e informativa e propõe uma visão abrangente do bordado Madeira enquanto objeto de estudo histórico, com especial ênfase na sua relação com o vestuário ao longo das épocas.
Por um lado, destaca-se o arquivo da extinta casa de bordados João Eduardo de Sousa, Lda., recolhido pelo CEHA-AV em 2019 e atualmente em processo de tratamento arquivístico.
Por outro lado, visa-se explorar o conteúdo de quatro catálogos da coleção “Madeira – Memórias Fotográficas”, com os títulos: “O Bordado: Manufactura e Mercado (primeira metade do século XX)”; “O Bordado na Sociedade (de finais do século XIX até meados do século XX)”; “Vestuário (segunda metade do século XIX e início do século XX)”; e "Vestuário (entre 1920 e a década de 1940)”. Os catálogos tiveram por principais autoras Maria Cristina Martins (volumes sobre o bordado) e Odete Souto (volumes acerca do vestuário).
Acrescem ainda materiais de diversa ordem que foram amavelmente cedidos pelas seguintes personalidades e instituições: Clara Leça, David Oliveira, Helena Araújo, Henrique Teixeira, Hugo Santos, Isabel Santa Clara, P.e José Martins Júnior, Manuela Aranha, Martinho Mendes, Rui Camacho, Sara Gomes e D. Teodoro de Faria; Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, Museu de Arte Sacra do Funchal, Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, Núcleo Museológico Mary Jane Wilson e Paróquia de São Pedro – Ribeira Seca.

expocasabordados

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.