LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Celebra-se no dia 18 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que, neste ano, está subordinado ao tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza", que propõe um olhar sobre o passado, como forma de reflexão sobre o património partilhado e os desafios que se colocam hoje e para o futuro. Esta efeméride foi instituída em 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), e aprovada pela UNESCO, com o objetivo de consciencializar a opinião pública para a importância da preservação do património.


Museu Quinta das Cruzes

15h00 | Visita temática.
"Uma Casa, uma Quinta, um Museu".
Destinatários: público adulto.
Duração: 40 minutos.
Participação sujeita a inscrição prévia: | 291 740 670.


Museu Etnográfico da Madeira
10h00 - 11h35.
Público-alvo: direcionado ao 2º Ciclo (turma do 5º A, da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares).
O Museu Etnográfico da Madeira, focando-se no património natural, decidiu comemorar este dia, com mais uma ação no âmbito do projeto dos Serviços Educativos “MUSEU SUSTENTÁVEL”, fazendo-se um apelo no que toca à preservação ambiental, mais concretamente no que toca à preservação dos Oceanos.
Para concretizar esta ação, estabeleceu uma parceria com a “Ahau Marionetas”, que irá promover uma palestra prática sobre este tema, com uma oficina "stop-motion", focada no tema do lixo marinho e as suas consequências, a partir da curta-metragem da sua autoria “Estamos Todos Envolvidos Nisto”, no âmbito do projeto expositivo “Em deriva”, patente ao público no museu.
Na Palestra/Oficina será feita a apresentação da curta-metragem, após esta segue-se uma discussão sobre os impactos do lixo marinho nos ecossistemas marinhos e na vida marinha e a exploração de soluções e ações que podem ser adotadas para combater o problema.
Será, depois, levada a cabo, uma introdução ao conceito de "stop-motion" e sua aplicação na criação audiovisual e artística, com uma demonstração prática de técnicas básicas e a utilização do lixo, como material, para a criação de uma pequena animação relacionada com a temática abordada.


A Torre do Capitão – Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro
O serviço Educativos da Torre do Capitão assinala esta data com visitas-guiadas neste dia que irão decorrer às 10h00, 11h30, 14h00 e 15h30.
A entrada é gratuita, sendo apenas necessário a inscrição prévia através do telefone 291 641 378.


Convento de Santa Clara
As áreas visitáveis terão entrada livre a todos os visitantes e estarão abertas ao público em horário alargado, entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 20h00, realizando-se às 19h00 um momento musical, protagonizado pelo Estúdio de Música Antiga, sob a orientação do prof. Giancarlo Mongeli.
Uma iniciativa da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção de Serviços de Património Cultural da Direção Regional da Cultura, em parceria com o Conservatório – Escola Profissional das Artes, Eng.º Luíz Peter Clode, através do Estúdio de Música Antiga.


MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira
10h30 | Visita temática: “Património e Mudança”.
Público alvo: alunos do segundo, terceiro ciclo e secundário.
Inscrições através do telefone 291820900 ou pelo e-mail:
Atividade gratuita.


Solar de São Cristóvão - Machico
16h30 às 19h30 - Abertura do Solar, em horário alargado, no turno da tarde, com a realização de visitas acompanhadas às coleções, permanente e temporária, no edifício e jardins, que integram este espaço museológico;
18h30 – Oração do terço na capela do Solar;
19h00 – Celebração de missa (mensal) na capela do Solar;


Solar do Aposento
- Abertura em horário alargado: 10h00 às 17h30;
- Realização de visitas guiadas às coleções apresentadas: Exposição permanente e temporária.
- Realização de visitas guiadas, de carácter histórico e arquitetónico, aos imóveis que integram o espaço museológico.

Cartaz DiaInterMonuSitios2024

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.