LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Até 28 de setembro.
No Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's.
Um projeto conjunto de quatro arquipélagos do atlântico norte, que surgiu da parceria entre várias instituições, designadamente os municípios de Grã Canaria e Lanzarote, através do Arquivo de Fotografia Histórica das Ilhas Canárias, da FEDAC, da Memória Digital de Lanzarote e do Data Center de Lanzarote, contando ainda com a colaboração da Universidade de Las Palmas de Grã Canaria; o Arquivo e Biblioteca Regional de Ponta Delgada nos Açores, o Instituto do Arquivo Histórico Nacional do Governo de Cabo Verde e o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s.
Esta mostra itinerante, que começou em novembro do ano passado nas Canárias, propõe uma viagem visual e histórica pela região com o objetivo de mostrar, através do seu legado fotográfico, as infraestruturas comuns a todas as ilhas: portos e aeroportos, as autênticas “portas” destes arquipélagos.
Após a visita à exposição, seguir-se-á um encontro com as mais variadas dignidades, subordinado ao tema Macaronésia.
A inauguração da exposição conta com um representante do Exmo. Sr. Secretário Regional de Turismo, Cultura e Economia; com a Dra. Natércia Xavier, Diretora Regional da Cultura – Madeira; com alguns convidados académicos, nomeadamente o Prof. Dr. Duarte Nuno Chaves, investigador do CHAM Açores (unidade de investigação e desenvolvimento da Universidade dos Açores) e a Dr.ª Graça Alves, Diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal. Contaremos ainda com a presença dos representantes das instituições cooperantes neste projeto “Portas da Macaronésia ”, designadamente: Dr. Filipe Bettencourt, Diretor do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s; Gabriel Bettancour, em representação do “Archivo de Fotografía Histórica de Canárias” do “Fondo para la Etnografía y el Desarrollo de la Artesanía Canaria” (FEDAC); Miguel Ángel Martin Rosa, em representação do projeto do “Centro de Datos de Lanzarote”, denominado “Memoria Digital Lanzarote” e Dr.ª Iva Cogumbreiro Garcia, Diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Entrada gratuita para todos os visitantes.

portasdamacoronesia n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.