LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
De 16 de julho a 28 de setembro.
Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava.
Porque a exposição temporária, "ARRIBAR - Artes de Cura e Proteção", teve muito boa aceitação por parte do público e o livro editado sobre o mesmo tema, os Cadernos de Campo, N°7, têm tido muita procura, o museu decidiu proceder à reposição da mesma.
Desde sempre que o Homem se preocupa com a saúde, o bem-estar e a felicidade. Sem explicação para as doenças e sem respostas para as suas dúvidas, foi procurando proteção dos deuses e confiando na magia e em superstições.
Para proteger-se das doenças e arribar, que, em linguagem popular significa melhorar, foi necessário recorrer às artes de cura, utilizando o saber das curandeiras e conhecendo os meandros da Natureza, através do uso de plantas, com propriedades medicinais.
O povo acredita, também, que certos gestos, superstições, amuletos dotados de virtudes (religiosos e profanos) rituais e orações populares, recitadas conforme as situações diárias, defendem-no dos “perigos da vida”, afastam o mal, a doença, ou o “mau-olhado”.
Com esta exposição temporária pretende-se valorizar e divulgar este saber popular ancestral, que faz parte do nosso património cultural imaterial e merece ser salvaguardado.
Entrada livre.
 
expoartesecura n
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.