LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

Dia 16 de outubro pelas 17h00, abre ao público no Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, a instalação artística "RETRATO[S] DE FAMÍLIA: uma fotonovela virtual", que se encontra na sala de exposições temporárias do museu. Este projeto da dupla de ciberartistas d1g1to indivíduo_coletivo, composto por Diogo Marques e João Santa Cruz, tem a curadoria de Inês Cardoso e de Ana Salgueiro, numa parceria com o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, o Arquivo e Biblioteca da Madeira, e ainda com os ateliers de desenho da Porta33 e dos discentes e docentes de artes visuais da Escola Secundária Francisco Franco.
Este projeto, que foi premiado ex-aequo pela Câmara Municipal do Funchal com a Bolsa de Criação Artística 2023, combina elementos de realidade aumentada, literatura combinatória e generativa, bem como tecnologia de animação facial baseada em Inteligência Artificial, a par duma componente de arte participativa desenvolvida junto da comunidade funchalense.  O conceito assentou na recriação de uma série de biografias fictícias de várias gerações de famílias funchalenses, bem como em retratos imaginados/imaginários, a partir de vários retratos de família utilizados por António Aragão na sua instalação de 1980, 'Poesia Urro', hoje parte do espólio do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, e originariamente provenientes do Atelier Vicente's.
A mostra, que é de entrada gratuita para todos os visitantes, estará patente ao público até ao final deste ano.

Retratosdefamilia n

 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.