De 28 de novembro a 3 de dezembro.
A Agência de Promoção da Cultura Atlântica - APCA, em parceria com a agência cultural Digital in Berlin, volta a apresentar mais uma edição do festival internacional dedicado à música eletrónica e experimental - MADEIRADiG. A costa oeste da Ilha da Madeira volta a acolher as atividades da 20ª edição do festival, entre a Calheta e a Ponta do Sol, nomeadamente no MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, no Centro Cultural John dos Passos e, ainda, na Estalagem da Ponta do Sol.
Os 20 anos do MADEIRADiG, que serão celebrados já no final do mês de novembro,conta com um line-up novamente pautado pela diversidade artística no que toca aos artistas apresentados. Fazem parte da trilha sonora deste ano: o guitarrista polaco Raphael Rogiński, que protagoniza o concerto de abertura do festival no Centro Cultural John dos Passos, Christina Kubisch, o saxofonista norueguês Bendik Giske, o guitarrista americano David Grubbs, Evicshen, NikNak, Brighde Chaimbeul e, ainda, o trio experimental ‘Contagious’, composto por Andrea Neumann, Sabine Ercklentz e Mieko Suzuki. Nik Cold Void e MAOTIK, apresentarão uma peça audiovisual intitulada ‘Beyond Echoes’, que reflete sobre a passagem do tempo e o conceito de infinito, abraçando a incerteza ao avaliar a harmonia entre a ordem e o caos; uma encomenda do GNRation, Culturgest, FestivalTremor e o MADEIRADiG.
A presente edição, apresenta ainda, Simão Costa, pianista português e artista transdisciplinar, que se envolve num percurso multidisciplinar, trabalhando a composição musical, as artes visuais digitais e interativas, explorando, ainda, as interações entre arte, ciência e tecnologia.
O MADEIRADiG segue a sua habitual programação, com concertos a decorrer pelas 21h30, entre o Centro Cultural John dos Passos e o auditório do MUDAS.Museu com as aclamadas after sessions a decorrer na Estalagem da Ponta do Sol. Note-se que os concertos no Centro Cultural John dos Passos são de entrada livre, tendo os restantes concertos no MUDAS, têm bilhetes diários, disponíveis no sítio oficial do MADEIRADiG.
O Festival MADEIRADiG mantém as suas parcerias com a agência Digital in Berlin e a Estalagem da Ponta do Sol, contando, ainda, com o apoio da Direção Regional da Cultura através da Casa das MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira e do Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol. O festival é também apoiado pela República Portuguesa - Cultura e pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), no âmbito do programa de apoio a projetos de programação e desenvolvimento de públicos na área dos Novos Media.