LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

Dia 28 de março | 21h00. 
No Fórum Machico. 
"O Retorno", foi concebido a partir do livro com o mesmo nome, de Dulce Maria Cardoso, e complementado com textos criados pelo Grupo de Teatro de Machico.
Em 1975, a descolonização provocou guerras e ódios, provocando o êxodo dos brancos. 
Nas antigas colónias portuguesas, ficaram os sonhos de quantos portugueses se vêem obrigados a regressar à sua terra. Ao aproximar-se do dia da independência dos territórios, tornou-se evidente que não têm condições de segurança para ficar. Nesse ano, Portugal, Açores e Madeira, receberam mais de meio milhão de desalojados que tinham partido para África.
Chegavam a um país politica e economicamente incapaz, que não se preparou para recebê-los, tratando-os com indiferença e desprezo e a quem os chamou de retornados. 
No imaginário social, o retornado vinha com a intenção de tirar o emprego a quem cá estava.
"O Retorno", narra a história de uma família que sofreu as consequências deste acontecimento, que muitos consideram a maior humilhação da história moderna da nação portuguesa. A peça pretende ser um tributo, a todos os que a viveram, e será apresentada no contexto dos 50 anos da descolonização e no âmbito do Dia Mundial do Teatro. 

retornogrupodeteatrodemachico n

 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.