A cidade do Funchal recebe nos dias 9 e 10 de maio, o Seminário "A Museologia em rede e Trabalho Colaborativo. Madeira e Açores", centrado no trabalho em rede dos museus insulares e atlânticos.
Organizado pela Faculdade de Artes e Humanidades (FAH) da Universidade da Madeira (UMa), no âmbito da disciplina de Património e Museologia do Mestrado em Gestão Cultural, conta com a presença de profissionais e especialistas da área que irão debater a cooperação e o desenvolvimento sustentável do sector.
São parceiros deste evento o Centro de Humanidades da Universidade dos Açores (CHAM) e a Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura (SRTAC), através da Direção Regional da Cultura (DRC).
Com um programa diversificado e estruturado em quatro painéis, pretende fortalecer o diálogo entre a realidade regional e outros contextos similares, bem como promover a partilha de boas práticas e estratégias inovadoras. Ao longo do encontro, será dada especial atenção à exposição de soluções bem-sucedidas e à criação de sinergias entre museus regionais, nacionais e internacionais. A iniciativa pretende incentivar a circulação de coleções, a digitalização de acervos e a implementação de projetos educativos conjuntos.
As inscrições deverão ser registadas, até dia 7 de maio, através dos emails: e (vagas condicionadas ao número de lugares disponíveis nos auditórios).
Programa:
Dia 9 de maio - Sala do Senado, Universidade da Madeira, Campus da Penteada
16h00
MESA DE ABERTURA
16h30
PAINEL DE ABERTURA
POLÍTICAS CULTURAIS E TRABALHO COLABORATIVO
Moderação: Mariana Baeta
Maria Manuel Velasquez (Museu de Angra do Heroísmo, DRC, Açores). Museologia e trabalho colaborativo: uma experiência na primeira década do século XX envolvendo a Terceira, S. Jorge e a Madeira
Rita Rodrigues (DRC, Madeira). Investigadores e o estudo das coleções dos museus da RAM: Construção e cruzamento de saberes.
17h15-Debate
17h30-Pausa para café
17h50
1.ª MESA REDONDA
ARTE CONTEMPORÂNEA, ASSOCIAÇÕES E COLECTIVOS DE ARTISTAS EM DEBATE
Moderação: Duarte Santos
Márcia de Sousa (Diretora do MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira)
Vítor Magalhães (Artista, Investigador e Professor Auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira)
Hélder Folgado (Escultor, programador cultural e diretor artístico da Capela da Boa Viagem – Núcleo Difusor de Arte e Cultura Contemporânea, equipamento cultural da Câmara Municipal do Funchal)
19h00
ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS
Dia 10 de maio - Auditório Casa-Museu Frederico de Freitas
9h30
MESA DE ABERTURA
10h00
2.º PAINEL DE COMUNICAÇÕES
MUSEUS DE RELIGIÃO OU DE ARTE SACRA E A MUSEALIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO RELIGIOSO
Moderação: Natércia Xavier
Susana Goulart Costa (Universidade dos Açores). Inventários participativos: diálogos entre a Igreja e os (seus) Museus
Graça Alves (Museu de Arte Sacra do Funchal). Sobre pontes e redes e os versos de Pessoa “Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, já não separasse”
10h45 – Debate
11h00 – Pausa para café
11h20
2ª MESA REDONDA
MUSEUS DE HISTÓRIA NATURAL: UMA VISÃO ABRANGENTE DA COMPLEXIDADE DA NATUREZA
Moderação: Susana Gonçalves
João Paulo Constância (Diretor do Museu Carlos Machado, Açores)
Ricardo Araújo (Diretor do Museu de História Natural do Funchal)
Filipe Porteiro (Investigador, Universidade dos Açores, Departamento de Oceanografia e Pescas)
12h30
ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS
