LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
Dia 9 de maio | 21h00.
No Auditório do Centro Cultural John Dos Passos, Ponta do Sol.
De Kilian Riedhof.
Guerra, Drama, Biografia • 121 Min. • 2023 • M/16 • SUI, ALE, GB, Áustria.
Elenco: Paula Beer, Bekim Latifi, Damian Hardung, Joel Basman.
Sinopse: 
Nascida em Berlim, em 1922, no seio de uma família judia, Stella Goldschlag sonhava tornar-se cantora de jazz. Contudo, com o avanço do domínio nazi, foi capturada, torturada e ameaçada pela Gestapo. Aos 21 anos, com a promessa da sua salvação e da família próxima, acede a colaborar com as autoridades e a denunciar centenas de judeus, posteriormente enviados para campos de concentração.
Com Paula Beer (protagonista de Frantz, Undine, Céu em Chamas, Nunca Deixes de Olhar ou Em Trânsito, obras importantes do cinema recente) no papel principal, este filme dramático dirigido por Kilian Riedhof questiona se ela terá sido verdadeiramente culpada ou apenas mais uma vítima das atrocidades da guerra.
O argumento, escrito por Riedhof, Jan Braren e Marc Blöbaum, resulta de anos de pesquisa, entrevistas a testemunhas e a especialistas sobre o Holocausto, assim como transcrições dos seus julgamentos, onde justificou os seus actos como forma de sobrevivência.
Presa em 1945 por colaborar com os nazis, Stella Goldschlag foi condenada a dez anos de trabalhos forçados, após os quais se converteu ao cristianismo e se tornou abertamente anti-semita. Morreu afogada (segundo algumas teorias, por suicídio) no dia 26 de Outubro de 1994, em Friburgo (Alemanha). Tinha 72 anos.
 
encontrocomocinemaStella n
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.