LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

Dia 17 de maio |10h00 - 19h30. 
Há anos que o público em geral, responde ao convite lançado pelos museus a nível mundial e acede em massa nesta data, aproveitando a oportunidade para descobrir ou revisitar os nossos espaços. O visitante habitual destas celebrações aproveita o incentivo da gratuitidade para percorrer os vários museus, desfrutando dos espaços livremente ou usufruindo de um acolhimento mais personalizado e possível através das visitas orientadas que neste dia se oferecem. Esta é a principal razão porque o programa da Casa-Museu incide sobre este tipo de iniciativas. Proporcionando uma oferta múltipla, pensada para incluir o horário do almoço e o fim da tarde.

10h30/ 14h30/ 17h30/ 18h30 - “Mil e uma coleções” é a visita orientada à Casa da Calçada, com a duração aproximada de 45 minutos. A antiga moradia do Dr. Frederico de Freitas, prestigiado advogado e notário madeirense e um dos maiores colecionadores locais, oferece um percurso repleto de vivências passadas, onde as coleções de mobiliário, pintura, escultura e cerâmica se revelam, naturalmente integradas nos antigos espaços de habitação. Será abordada a origem da Casa, o Dr. Frederico de Freitas e as coleções de artes decorativas que reuniu ao longo de mais de 40 anos.
 
11h15/15h15/18h15 - “Brilhos e harmonias” Outra alternativa, é a visita à Casa dos Azulejos que permite uma abordagem à história do azulejo no mundo, através da riquíssima coleção Frederico de Freitas, que inclui exemplares dos séculos XIII ao XX, provenientes do Extremo e Próximo Oriente, da Europa e, naturalmente, de Portugal. Focam-se em especial os revestimentos cerâmicos aplicados na Madeira, ainda in situ ou já desaparecidos. Esta visita tem a duração aproximada de 45 minutos.
 
15h30 - “A volta ao mundo em 30 peças” Fora do âmbito generalista e com a duração de 45 minutos, é uma viagem através de uma seleção de diferentes objetos distribuídos por toda a Casa-Museu. Será uma nova proposta temática de exploração das diferentes origens geográficas da coleção Frederico de Freitas.
 
Todas as visitas são limitadas a 20 participantes, mediante inscrição prévia através do Serviço Educativo, telef.: 291 202578 ou email
 

DIMCMFF n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.