LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

O MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, apresenta várias iniciativas para assinalar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, cujo tema deste ano é "O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança", com foco em três subáreas temáticas principais: “Património Imaterial”, “Juventude” e “Novas Tecnologias”.

Dia 13 de maio | 17h00 - Abertura da exposição “(In)fluxo” – Itinerância Regional: aquisições MUDAS.Museu 2024. Exposição que circulará em itinerância regional, numa proposta onde serão apresentadas ao público uma seleção das obras adquiridas em 2024 para o acervo de arte contemporânea da Região, à guarda do MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira. No primeiro momento desta exposição serão apresentadas algumas das obras adquiridas à família de colecionadores Maria Eugénia e Francisco Garcia.
 
Dia 14 de maio | 10h00 - Visita temática: “Materialidade do património (numa coleção)” Esta visita temática visa estabelecer diálogos, baseados no princípio da mediação, como objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o património material e imaterial, bem como artístico e arquitetónico do museu, com especial enfoque na sua coleção constituída por Arte Contemporânea Portuguesa, desde os anos 60 do século XX até aos dias de hoje. 
Público alvo: instituições e grupos organizados.
 
Dia 15 de maio | 09h30 - Visita temática: “Arte | O poder transformador dos jovens” Uma visita que desafia à reflexão sobre o poder transformador dos jovens no coração da atividade dos museus, transformando-os em centros vibrantes de inovação, de cooperação, de desenvolvimento e de crescimento económico, social e cultural.
Público alvo: alunos do ensino secundário.
 
Dia 16 de maio | 14h30 - Visita temática: “Tecnologia, inovação e interatividade” Um percurso por algumas obras da coleção do MUDAS.Museu que exploram a tecnologia, a inovação e a interatividade, vinculando a importância destes meios na transformação dos museus em hubs sustentáveis e inovadores, enquanto espaços promotores de uma participação ativa e de aprendizagem para todos os públicos.
Público alvo: alunos do ensino básico e secundário.
 
Dia 17 de maio | 10h00 - Oficina criativa de pintura Oficina criativa de pintura onde os participantes poderão explorar diversas técnicas de pintura num ambiente de partilha e de expressão individual.
Público alvo: público em geral.
 
Dia 17 de maio | 19h30 - Conversa aberta pelas exposições em cartaz Sendo o museu um espaço onde se reúne, conserva, estuda, investiga, comunica e expõe objetos das várias áreas do conhecimento, neste dia especial, convidamos o público em geral para uma conversa sobre a história, o espaço, as obras e os artistas do MUDAS, num itinerário pelas exposições em cartaz e a exposição permanente do acervo do museu.
Público alvo: público em geral.
 
17 de maio | 20h00 - Visita orientada à exposição "Nada pela nação" de Nuno Nunes-Ferreira Com curadoria de Adonay Bermúdez, "Nada pela nação" encerra o programa dedicado às comemorações dos 50 anos do 25 de abril, e revisita momentos-chave da história recente de Portugal, com referência ao papel da Madeira antes e depois da Revolução dos Cravos.
Público alvo: público em geral.
 
17 de maio | 20h00 - Visita orientada à exposição da coleção do MUDAS.Museu. A coleção do MUDAS.Museu teve origem nos “Prémios de Artes Plásticas da Cidade do Funchal” (1966-1967) e foi crescendo ao longo dos anos, através de aquisições e doações. 
Público alvo: público em geral.
 
Dia 17 de maio - 20h00 - Visita orientada à exposição “Ecos” de Mafalda Gonçalves, na Galeria Casa das Mudas Esta exposição propõe uma reflexão sobre a repetição, a fragmentação e a ilusão, onde formas tridimensionais, como caixas e estruturas tubulares, criam micro-paisagens que convidam à contemplação, numa exploração visual da paisagem e da memória através do desenho, pintura, colagem e assemblagem.
Público alvo: público em geral.
 
Dia 17 de maio | 22h00 - Performance: “Vozes silenciadas” A Noite Europeia dos Museus, iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, é assinalada por diversos países. Para assinalar esta noite, para além das visitas às exposições em cartaz, apresentamos a Performance “Vozes silenciadas” que aborda a exposição "Nada pela nação" de Nuno Nunes-Ferreira, uma forma dos visitantes fruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.
Público alvo: público em geral.
 
Dias 20 e 22 de maio | 10h30 - Dia do Autor Português Visita temática: “Coleção de autores portugueses” As obras premiadas no concurso “Prémios de Artes Plásticas da Cidade do Funchal”, que ocorreram em 1966 e 1967, organizados pela Delegação de Turismo da Madeira, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal e pela Sociedade Nacional de Belas Artes, formaram o primeiro núcleo que nos anos noventa integraram o acervo do Museu de Arte Contemporânea do Funchal e a partir de 2015, MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira. Uma coleção de obras de autores contemporâneos portugueses, em constante crescimento. .
Público alvo: alunos do ensino básico e secundário.
 
 Atividades de acesso gratuito.
Inscrições e informações adicionais através do telefone 291 820 900 ou pelo email
 
MUDASDIM25 n
 
 
 
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.