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SRETC2024

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Dia 17 outubro | 18h00.
Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, Funchal.
A presença das mulheres ao longo da História da Música, em todas as épocas, está amplamente documentada. Quer fosse como compositoras, intérpretes, mecenas, editoras musicais, maestras, pedagogas, ou construtoras de instrumentos, as mulheres sempre participaram na construção do tecido musical do seu tempo, por vezes de forma anónima ou sob pseudónimo, outras vezes sendo reconhecidas, contratadas, recebendo prémios e honrarias. Essa participação, muitas vezes desconhecida do grande público, tem vindo a ser objeto de atenção da investigação musicológica. Especificamente no que diz respeito à composição, a investigação tem revelado a existência de todo um repertório fascinante, de enorme qualidade, que se assume como parte integrante e vital do património musical: um repertório que, pelo seu número, variedade e cronologia, deita por terra a ideia de «excepcionalidade» e mostra, ao invés, a existência continuada da presença das mulheres nas práticas musicais ao longo dos séculos. A redescoberta destas peças, desconhecidas durante muito tempo por razões completamente alheias à sua qualidade, abre novas perspectivas sobre a História da Música, que se apresenta assim mais rica, diversa e surpreendente do que o cânone tradicional nos levou a crer. Nesta palestra, mais do que denunciar ausências, pretende-se celebrar presenças: mulheres que criaram com mestria, influenciaram circuitos culturais e ofereceram contributos artísticos de inegável relevância e beleza.

— Inês Thomas Almeida —.

Entrada Livre.

CONF.FFF FIOM E14a25 CONF Cartaz 1080x1350 seg

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