LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN

No próximo dia 12 de novembro, pelas 17h30, terá lugar a abertura da exposição “Fitas” de Hugo Olim, trata-se de uma abertura em simultâneo, nas Galerias Casa das MUDAS e Galeria.dois do Museu de Arte Contemporânea da Madeira. Configura-se, maioritariamente com campo da vídeo-instalação, integra ainda textos de sua autoria. 
Neste projeto Hugo Olim, estabelece, nas palavras do próprio, “uma relação trilateral entre o cinema, o vídeo e a ilha da Madeira; entre a imagem visível, a imagem latente e a imagem-memória; entre a impermanência, o estático e a metalinguagem; entre o documental, o teatral e o ensaio; entre o concreto, o obtuso e o arcaico; entre a química, o magnético e os dígitos; entre o privado, o público e o cultural; entre o passado, o presente e o futuro”.
O uso e o jogo linguístico construído a partir da palavra que serve de título à exposição, “fitas”, assume vários significados: “enquanto substantivo, remete para o suporte onde as imagens são gravadas: a película cinematográfica e a fita electromagnética; como sinónimo, no vocabulário do cinema é muito frequente chamar-se fita (no singular) a um filme já realizado; em sentido figurado, fitas pode ser entendida como um fingimento, uma encenação, uma simulação, uma birra, uma reação exagerada ou caprichosa quando se é contrariado; fitas é, também, a conjugação na segunda pessoa do singular, do presente indicativo, do verbo fitar (tu fitas), que significa fixar a vista em algo ou alguém, olhar fixamente, com atenção, com intensidade e concentração”. 
Sobre o autor, recorde-se que nasceu em Machico, ilha da Madeira, em 1978. A sua obra artística insere-se no campo das artes visuais, mais concretamente no vídeo e na fotografia, onde explora a imagem em diferentes formas: na relação com o som, o tempo, o espaço, a natureza e a tecnologia. 
Esta mostra poderá ser vista até fevereiro de 2026, com entrada livre.
Em paralelo o serviço educativo do MUDAS.Museu, preparou um vasto programa paralelo para acompanhar a exposição que integra visitas orientadas, visitas temáticas, oficinas e outras ações de acesso gratuito ao público escolar e não escolar, mediante marcação. Para mais informações e inscrições, contacte através do telefone: 291 820 900 ou pelo e-mail .

 
 Fitas 12 NOV 2025
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.