Dia 6 de dezembro | 10h00.
Atelier de Expressão Plástica - Pintura: “Gestualismo - Action Painting”.
Neste atelier, os participantes exploram técnicas de pintura, nomeadamente o gestualismo e o “action painting”, desenvolvendo a criatividade e o domínio técnico.
Público-alvo: jovens e adultos.
Dia 9 de dezembro | 10h00.
Visita temática: “Advento de uma coleção”.
A coleção do MUDAS.Museu teve origem nos Prémios de Artes Plásticas da Cidade do Funchal (1966-1967) e foi crescendo ao longo dos anos, através de aquisições, doações, entre outras incorporações. Trata-se de uma seleção que representa a diversidade e a evolução da arte contemporânea nacional, refletindo diferentes linguagens, suportes e abordagens que marcaram o seu desenvolvimento. Nesta visita temática, os participantes são convidados a conhecer as obras da coleção do MUDAS, promovendo o diálogo e a reflexão sobre a arte contemporânea e os processos criativos dos artistas representados.
Público-alvo: público em geral
Dia 10 de dezembro | 14h00
Oficina criativa: “Trazendo Luz à dor e ao prazer”
Uma oficina inspirada na exposição “Perco-me no prazer, quando da vida fazes pássaros”, de Carla Cabral. Esta artista convida-nos a refletir sobre a fragilidade e a candura inerentes ao ato de descobrir e de criar, transformando a vida em voo e liberdade. As suas personagens, de olhar intenso e marcado pela existência, preservam ainda a pureza e o encanto da infância.
Explorando a escultura, o desenho, o bordado e a colagem sobre papel e tecido, a artista abre novos caminhos estéticos e narrativos.
Inspirados neste universo, propomos uma oficina natalícia na qual os participantes terão oportunidade de criar pequenas peças em pasta de modelar, evocando o gesto artesanal e a poesia visual presentes na obra de Carla Cabral.
Público-alvo: público em geral
Dia 11 de dezembro | 10h00
Visita temática “Fita(s)”.
O título da exposição “Fitas”, de Hugo Olim, assume segundo o artista vários significados: “enquanto substantivo, remete para o suporte onde as imagens são gravadas: a película cinematográfica e a fita electromagnética; como sinónimo, no vocabulário do cinema é muito frequente chamar-se fita (no singular) a um filme já realizado; em sentido figurado, fitas pode ser entendida como um fingimento, uma encenação, uma simulação, uma birra, uma reação exagerada ou caprichosa quando se é contrariado; fitas é, também, a conjugação na segunda pessoa do singular, do presente indicativo, do verbo fitar (tu fitas), que significa fixar a vista em algo ou alguém, olhar fixamente, com atenção, com intensidade e concentração”.
Nesta visita temática, convidamos os participantes a refletir sobre a imagem e o seu papel enquanto registo, memória e instrumento de construção de identidade, tendo como ponto de partida “uma relação trilateral entre o cinema, o vídeo e a ilha da Madeira”. Ao longo da visita, serão lançadas várias questões: O que significa fitar/olhar uma imagem? E o que permanece da imagem quando o suporte se transforma?
Público-alvo: público escolar
Dia 12 de dezembro | 10h00.
Visita temática: “Perco-me no prazer, quando da vida fazes pássaros”
A dor espreita o pássaro frágil que voa livremente na sua leveza. O perigo é constante, tais como os pensamentos que nos assolam permanentemente e nos privam da liberdade de ação. Cabe a cada um de nós voar alto como um pássaro, determinado e feliz longe dos desafios. Carla Cabral em “Perco-me no prazer, quando da vida fazes pássaros”, convida-nos a libertarmo-nos da privação da liberdade no encontro com momentos de prazer. Uma visita temática em diálogo com o trabalho da artista, proporcionando um momento de partilha entre o mediador e o público.
Público-alvo: público em geral.
Dia 13 de dezembro | 10h00.
Oficina criativa de Natal: “mobile e stabile”
A palavra móbile designa esculturas compostas por elementos leves, suspensas por fios e em movimento, termo utilizado por Marcel Duchamp em referência às obras de Alexander Calder. Esta ideia de suspensão e movimento está presente na exposição de Rigo 23, patente no MUDAS.Museu. Inspirando-se nestes conceitos, convidamos as famílias a participar numa oficina criativa de “mobiles e stabiles” de Natal, explorando materiais e técnicas diversas para criar peças alusivas a esta quadra.
Público-alvo: público em geral e famílias (crianças a partir dos 5 anos).
Inscrições:
Atividades gratuitas.


