Dias 13 e 14 de dezembro.
A Associação "Casas com Histórias" promove dois dias de festa. Este fim-de-semana, a festa chega ao número 27 da Rua do Quebra-Costas, Funchal, entre as 15h00 e as 20h00. Prometem-se tardes preenchidas, transformadas pela intervenção artística com curadoria e instalação de Laura Reis, que reutilizou materiais encontrados naquela casa, inspirada nas temáticas deste ‘Quebra-Costas em festa’.
No dia 13 de dezembro pelas16h00.
Apresentação por Lília Mata, com leitura de excertos por Maria José Assunção, do livro "São Pedro e São Paulo", com texto de Maria Clara Costa e ilustrações de Pascal Errante.
Este será também um momento de homenagem a este artista recentemente falecido.
Às 17h30, tem início o concerto "Alma Brasil", em parceria com a Associação de Jazz da Madeira Melro Preto.
No dia 14, a partir das 15h00, a festa continua e às 16h00, reúnem-se em mesa-redonda para falar das suas vivências da rua do Quebra-Costas Cecília Vieira de Freitas (Porta 33), Carla Rodrigues (Academia Artemotion), Filipa Abrantes (arquitecta) e Margarida Camacho (Associação Casas com Histórias), com moderação de Isabel Figueira. De que forma esta rua, espécie de oásis urbano numa cidade em profunda transformação, se recria na atualidade mantendo o seu ambiente único? O título desta mesa redonda, “Rainhas do meu bairro”, homenageia ainda Pascal Errante, que assim designou a sua exposição de 2022, inspirada em mulheres desta freguesia de São Pedro, questionando-se: "Os arredores geográficos afetam as emoções e o comportamento dos indivíduos? Eu não faço ideia".
Às 17h00 haverá música com a atuação do Jazz Trio.
Nestes dois dias, terá ainda uma pequena "feira sustentável" e alguns petiscos e bebidas para apreciar enquanto desfrutamos da música e da instalação artística de Laura Reis no espaço exterior.