LogoCmadeira2020

SRETC2024

PT EN
De 29 de maio a 28 de junho.
Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.
Fotografia do museólogo e investigador Pedro Inácio.
O Museu Etnográfico da Madeira apresenta, anualmente, diferentes exposições itinerantes nos vários concelhos da Região.
O motivo que levou o Museu Etnográfico da Madeira a programar a itinerância desta exposição na ilha do Porto Santo, para além do objetivo de descentralização da divulgação cultural,  prende-se com a importância do tema da ÁGUA, um recurso essencial, sobre o qual urge nos debruçar, apelando à preservação dos recursos hídricos e ao uso sustentável deste bem essencial. Tendo a ilha do Porto Santo se debatido com a escassez deste recurso desde o início do povoamento, julga-se ser pertinente a apresentação desta exposição sobre o Património da Água.
Como refere o autor da exposição de fotografia, a preservação, valorização e divulgação dos aquedutos históricos, assume o maior interesse para o conhecimento destes monumentos, constituindo um caso de estudo muito singular no domínio do Património Cultural da Água.
A realização da presente exposição, inaugurada pela primeira vez, em 2023, no Museu Etnográfico da Madeira, teve por objetivo divulgar, na Região Autónoma da Madeira, um importante e significativo conjunto de antigos sistemas de abastecimento de água, localizados em Portugal e em Espanha.
Na realidade, os trinta aquedutos apresentados fotograficamente, alguns construídos durante o Império Romano, há cerca de dois mil anos, constituem mundialmente um legado incontornável e de grande valia no domínio da arquitetura da água e da engenharia hidráulica. Este reconhecimento tem sido comprovado, pela UNESCO, através da classificação e integração de vários aquedutos portugueses como bens culturais do Património Mundial da Humanidade.
 
expoAQVAeAgua PortoSanto2026
 
 
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.