LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Quinta 3 de setembro | das 14h30 às 17h00. 
No Jardim do Museu Etnográfico da Madeira. 
Público-alvo: Público em geral. 
Inscrições até ao dia 1 de setembro pelo telefone 291 952 598, ou, através de email, para o seguinte endereço eletrónico:
No âmbito da exposição “Do teu fruto, o mel”, que estará patente ao público a partir do dia 1 de setembro, na sala de exposições temporárias do Museu Etnográfico da Madeira, os Serviços Educativos promovem a “Oficina do figo ao mel”.
Pretende-se dar a conhecer os gestos e as técnicas da confeção de mel de figo. Esta oficina será orientada por Maria Gorete Fernandes, residente na freguesia da Ponta Delgada, concelho de São Vicente.
A confeção do mel de figos, surgiu com a necessidade que as famílias desta freguesia (mais propriamente dos sítios da 1ª,2ª e 3ª Lombadas) tinham, em obter mel para a confeção dos bolos e broas de mel no Natal, aproveitando o excesso de figos existente nesses sítios. Esta iguaria ainda é confecionada, por várias famílias, no final do mês de agosto, princípios do mês de setembro.
Nesta oficina desafiamos os participantes a conhecer todo o processo de transformação do figo em mel, dando a conhecer, de forma prática, as várias fases do processo, valorizando e promovendo este testemunho da nossa gastronomia tradicional.

Créditos: Museu Etnográfico da Madeira.

oficinadofigoedomel

 

 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.