LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

ArvoresIndiginaMarco21 1Dia  21 de março de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas, proclamou o Dia Internacional das Florestas, pela necessidade de gerir, de forma sustentável, a utilização dos seus ​recursos, especialmente em ecossistemas frágeis.

Para comemorar esta data e em gesto de homenagem à nossa FLORESTA LAURISSILVA, o Museu Etnográfico da Madeira deixa aqui algumas imagens, relembrando o WORKSHOP "PLANTAS INDÍGENAS E ENDÉMICAS DA MADEIRA", promovido pelo museu, em 2018, no âmbito de uma Exposição Temporária e posterior publicação, do N°2 dos nossos Cadernos de Campo: "Traços de madeira - A arte de embutir".
Este workshop, orientado pela bióloga Susana Fontinha, pretendeu dar a conhecer as árvores indígenas e endémicas, já que a madeira de algumas espécies foram, durante séculos, utilizadas como matéria-prima, na produção do nosso artesanato tradicional, de embutidos em madeira, tornando-os peças únicas.
Os tons naturais, fornecidos pelas madeiras da nossa laurissilva, permitam aos nossos mestres de embutir, a criação de obras extraordinárias.
A este workshop, seguiu-se, depois, uma OFICINA DE EMBUTIDOS, que teve lugar no Museu, orientada pela artesã Susana Ornelas, e que permitiu aos participantes a aprendizagem desta arte, com tradição secular na nossa ilha.

Vamos Valorizar e Proteger as nossas florestas!

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.