LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

oficinasMEMAbril2021Os Serviços Educativos do Museu Etnográfico da Madeira, promovem OFICINAS, ao longo do ano, que se destinam ao público em geral.
As Oficinas têm diferentes temáticas, abordam diferentes áreas, nomeadamente a exploração das coleções etnográficas, a História do arquipélago, as artes plásticas, o artesanato, como "Bonecas de massa", "As flores de arraial", "As bandeiras do Espírito Santo", "Pombinhas em maçapão", "O Sardas e a nave sacarina", ou outras atividades, como "O Museu vai à Rua", a "Horta pedagógica e jardim de ervas aromáticas" e tantas outras.

Contacte os nossos Serviços educativos e participe.
Conheça a Sua Identidade. Inscrições:
Email: 
Telefone: ‪291 952598‬

Atualmente, devido às contingências e normas de segurança, as oficinas são LIMITADAS A 5 PARTICIPANTES. Em Segurança. Sempre.
Aqui ficam algumas imagens da oficina que dá a conhecer a confeção das "bandeiras do Espírito Santo", transmitindo o "saber-fazer" deste ritual ancestral.
Integrado no período Pascal Cristão, sete semanas depois do Domingo de Páscoa, celebra-se o Pentecostes, no qual se festeja o Espírito Santo.
Os rituais do Espírito Santo são muito antigos e têm a sua origem em tradições de diversos povos, ligados aos cultos agrícolas, bem como em movimentos cristãos, que seguiam a pureza do cristianismo original, baseado no Evangelho de São João.
Uma das insígnias deste culto é uma bandeira, que é beijada à entrada das habitações, em sinal de respeito. É de cor vermelha, simbolizando o fogo e, no centro, possui a imagem de uma pomba, símbolo adaptado pelo Cristianismo, para indicar a terceira pessoa da Santíssima Trindade. À brancura estão associados a pureza, Deus.
Um dos rituais desta festa é o chamado “Cortejo do Pão”, no qual são transportados pães, em cestos, produtos agrícolas em “gigas”, e doces, em tabuleiros, encimados e decorados com pequenas bandeiras, símbolos do Espírito Santo.

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.