LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Dia 22 de abril. 
No Museu Etnográfico da Madeira. 
Público-Alvo: público geral. 
Esta atividade é resultado de uma parceria, com o Projeto “Criar com Tradição”, um projeto apoiado e financiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade, que nasce do gosto partilhado pela área artística e social, por um grupo de jovens da ilha da Madeira.
Este projeto tem como objetivo a “contribuição para a preservação das tradições de artesanato da ilha, familiarizando a população mais jovem com estas técnicas”. Pretendem “promover a dinamização dos conhecimentos e demonstrar as diversas e possíveis aplicações da arte tradicional nos dias de hoje, além das habitualmente vistas.” Pretendem, também, “enfatizar o tema da sustentabilidade”, pelo que pretendem promover a “utilização de materiais locais e de técnicas de produção sustentável”
No âmbito desta parceria, na qual participarão os jovens que fazem parte deste projeto e o público interessado, irá ter lugar a Oficina “Pombinhas do Espírito Santo”.
O Museu Etnográfico da Madeira defende, desde a sua criação, que é necessário “Preservar no Presente, o Futuro do Passado” e pretendeu sempre ser um museu dinâmico, com permanente animação pedagógica e cultural, ao serviço da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Deste modo, os Serviços Educativos do museu, associam-se ao projeto destes jovens com a dinamização de várias oficinas que irão decorrer ao longo do ano. Esta primeira Oficina, permitirá aos jovens, aprender os gestos e as técnicas, com os Técnicos de Serviços Educativos do museu, a quem Gorete Barros, transmitiu os segredos do ofício. Natural da freguesia do Campanário, concelho da Ribeira Brava, é uma das últimas detentoras de um “saber fazer, único: a conceção das “POMBINHAS DO ESPÍRITO SANTO”, em maçapão. Atendendo a que é nesta época que têm lugar os rituais relacionados com o culto do Espírito Santo, e que alguns encontram-se em vias de extinção pela falta de jovens aprendizes, esta atividade vem dar continuidade a esta tradição, de forma a garantir o seu futuro, salvaguardando o nosso património imaterial e a nossa Identidade Cultural. Por outro lado, oferecerá outras possibilidades, criando-se oportunidades, com a utilização de novos materiais, nomeadamente pasta de modelar, e a proposta de criação, por parte dos mais jovens, de artefactos modernos, inspirados nesta tradição ancestral.

pombinhasespiritosanto

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.