LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Nos dias 24, 29 e 30 de julho, entre as 14h00 e as 17h00.
As visitas serão orientadas pela equipa de acompanhamento técnico da intervenção da DRC e pela Equipa da empresa Samthiago, que se encontra a realizar os trabalhos.
Uma das principais caraterísticas construtivas e decorativas da Sé do Funchal, construída entre 1493 e 1517, reside nos tetos da nave central, naves laterais e transeptos, em estilo mudéjar, únicos em Portugal, com estas dimensões e características.
Em novembro de 2019 iniciaram-se os serviços de conservação e restauro dos tetos da Sé do Funchal, adjudicados à empresa Atelier Samthiago, Conservação e Restauro, através de concurso público com publicação no Jornal Oficial da União Europeia, pelo valor de 599.727,30€, + IVA, com uma duração de 16 meses (conclusão em 2021).
Os serviços contemplam a consolidação das madeiras do suporte, a consolidação e fixação da policromia e douramento, a limpeza da superfície policroma e douramento, o preenchimento e nivelamento de lacunas da camada cromática, a integração cromática, a aplicação de camada de proteção final e a reparação do reboco e pintura das paredes interiores da igreja.
Até o momento, já se encontram concluídos os trabalhos nos tetos dos transeptos norte e sul e das naves laterais.
A intervenção tem o acompanhamento de uma Equipa de Acompanhamento Técnico da Intervenção que é constituída pelos técnicos da Direção Regional da Cultura (DRC), Francisco António Clode de Sousa, Joana Veiga França e Filipa Abrantes e pelas técnicas do Laboratório José de Figueiredo, Elsa Murta e Mercês Lorena, da Direção Geral do Património Cultural (DGPC). Conta ainda com o apoio do Eng. António Nunes, na coordenação de segurança, da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas.
Os trabalhos estão a ser alvo de um registo sistemático em fotografia e vídeo, pela equipa constituída por Ricardo Faria Paulino e Nuno Rodrigues.
O projeto integra uma candidatura a fundos comunitários através do projeto M1420-05-2114-FEDER-000023 - Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal, aprovada pelo Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, a 2019/05/10.
Visitas:
- 24/07/2021, sábado - residentes
- 29/07/2021, quinta-feira, visitantes*
- 30/07/2021, sexta-feira, visitantes* e residentes.
As visitas serão feitas a grupos de 10 pessoas a cada 30 minutos, entre as 14h e as 17h.
*As visitas aos visitantes estrangeiros serão feitas em inglês.
Ponto de encontro - Espaço de venda de velas, junto à entrada principal
Inscrições:
Para mais informações, por favor contacte a DRC: 291 211 830
Os visitantes poderão realizar a inscrição através do email ou solicitar

a colaboração dos funcionários dos postos de turismo, que deverão telefonar para a DRC ou enviar um email de inscrição.

daravern

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.