LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Para mais uma atividade online escolhemos uma Salva.
Esta peça está no Museu desde 1966, há 54 anos. Foi oferecida por João Wetzler que, além desta, deixou ao Museu Quinta das Cruzes um conjunto de 333 peças de prata.
É uma salva em prata dourada, do século XVI (16), feita em Portugal, numa oficina de Lisboa.
No centro encontra-se representada uma figura feminina, Lucrécia, mulher conhecida pela sua grande virtude. Ao redor desta figura surge uma legenda com as seguintes palavras:
"PERGVICA/SOBERBA/AVAREZA/LVXVRIA/IRA/GVLA/EMVEIA", conhecidas como os sete pecados capitais. Todos eles aparecem ilustrados na salva, como se contassem histórias e através destas se explicasse o significado de cada um destes pecados ou defeitos humanos.
O tema das Virtude e dos Pecados Capitais, era muito representado na arte europeia e portuguesa desta época (século XVI – 16).

Para veres mais detalhes sobre a Salva (incluindo os pormenores de cada cena representada) consulta o link da Plataforma dos Museus da Madeira _ https://museus.madeira.gov.pt/DetalhesObra?id=10922&tipo=OBJ

⚠️⚠️DESAFIO N.º 4 | RODA DAS HISTÓRIAS⚠️⚠️

A nossa proposta é criar uma Roda de Histórias baseada no tema contrário ao tema representado na salva. Se nesta peça estão representados defeitos humanos, pedimos-te que através da tua Roda de Histórias possas inventar contos que revelem as qualidades e virtudes que cada pessoa também possui.

Para fazeres a tua roda das histórias precisas de:
Cartolina (podes reaproveitar caixas de cereais ou outros cartões recicláveis) + Tesoura + Cores + 1 clipe.

Depois de organizares todos os materiais:
1. Só tens de desenhar um círculo (quanto maior melhor) dividi-lo em várias partes.
2. Faz também uma seta.
3. Em cada parte do círculo desenha uma cena (pode ser um personagem, uma acção, um local). A história é tua desenha livremente.
4. Quando tudo estiver concluído coloca a seta no centro do círculo, com a ajuda do clipe, de forma a que a mesma possa rodar pelos vários desenhos.
5. No final só tens de te divertir e criar histórias com a tua roda. Podes aproveitar para contar histórias em família.

Relembramos que teremos muito gosto em partilhar a tua criatividade com todos. Para isso só terás de mandar uma fotografia do teu trabalho para o nosso e-mail com o teu nome e idade.

Créditos: Museu Quinta das Cruzes

salvaImqc

Salva | Portugal, século XVI | Prata dourada | MQC 1626 | ©PedroClode2009

 

salvaIImqc

Pormenor] Salva | Portugal, século XVI | Prata dourada | MQC 1626 | ©PedroClode2009

 

rodadashistoriasImqc

Atividade “Roda das Histórias”, 04 de março de 2020, Externato São João ©Museu Quinta das Cruzes 2020

 

rosadashistoriasIImqc

Preparação de materiais para a Atividade “Roda das Histórias”, 03 de março de 2020, ©Museu Quinta das Cruzes 2020

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.