LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

OficinaMassadasMEM2020Foi apresentada uma breve história desta iguaria, muito apreciada por altura do Carnaval, a sua simbologia e a sua confeção, num ambiente de diversão e alegria. Demonstraram-se, inclusivamente, as "partidas de Carnaval", feitas com as malassadas.

Em diversos países, come-se, nesta época, carne de porco e doces, feitos com farinha e ovos. Na Madeira é costume confecionarem-se “malassadas” e “sonhos”, regados com mel de cana ou com uma calda feita com água, limão e pau de canela.
A denominação “Dias gordos” atribuída a esta festividade cíclica, o Carnaval, refere-se ao fato de ser uma época em que a ordem é transgredida, os abusos tolerados e onde se consomem a carne e doces em exagero, em contraposição ao jejum da Quaresma.

Queremos agradecer a todos os participantes o vosso interesse, amabilidade e boa disposição. Muito obrigada por nos ajudarem a preservar a nossa IDENTIDADE!
Os Técnicos dos Serviços Educativos do museu, António Pascal e Nélia Reis, quiseram comemorar, com os participantes, esta efeméride, sensibilizando-os para a importância deste doce na nossa Região, nesta época do ano.

Créditos: Museu Etnográfico da Madeira

 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.