LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Dia 26 de outubro | 9h45 - 10h45.
No Museu Etnográfico da Madeira.
A comemoração desta data, na quarta segunda-feira do mês de outubro, tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação e promover o gosto pela leitura.
Estas bibliotecas desempenham um papel muito importante nas escolas, pois constituem um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros disponibilizados, mas também das atividades pedagógicas ali desenvolvidas.
Porque os museus encerram às segundas-feiras, o Museu Etnográfico da Madeira irá comemorar esta data no dia 26 de outubro, com a atividade pedagógica “O QUE DIZEM AS MEMÓRIAS VER E TOCAR O PASSADO, VIVER O PRESENTE E PROJETAR O FUTURO ”.
Esta atividade, será dinamizada em parceria com a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (Professora Lídia Romano), tendo como público-alvo os alunos do 2º ciclo.
Este projeto tem como objetivos proporcionar aprendizagens múltiplas. Todo o ser humano, em qualquer idade, tem necessidade de se conhecer, de se definir e expressar aspetos da realidade na qual se inclui. No fundo, precisa conhecer as tradições populares e eleger qual a melhor forma de enquadrar-se nelas.
Pretende-se evocar a Biblioteca Escolar, visitar o Museu Etnográfico da Madeira e conhecer e interpretar os testemunhos e as manifestações populares, incentivando à salvaguarda do património cultural e imaterial, presente na publicação “Festas e Romarias da Madeira” (Cadernos de Campo, Nº3) , que será apresentada aos jovens, pelo antropólogo César Ferreira.
Esta ação visa fortalecer competências essenciais como: assumir responsabilidades nas tarefas, atitudes e comportamentos dos alunos; promover a multidiversidade cultural em História e em Geografia num quadro de cidadania ativa e desenvolvimento pessoal e autónomo.
(Ilustração de António Pascal - MEM)
diadasbibliotecasn
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.