LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Aproxima-se a “FESTA", que é como o povo madeirense se refere ao Natal, aqui fica o "Queres Saber-Fazer?", atividade lúdico-pedagógica, publicada online, mensalmente, criada pelos Serviços Educativos do Museu Etnográfico da Madeira para toda a família!

Com a atividade deste mês damos a conhecer as "casinhas do presepio”, utilizadas para ornamentar os" presépios de rochinha", que procuravam imitar a orografia da Ilha. Estes elementos, bem como os "pastorinhos" de barro, representando as mais variadas profissões e cenas do quotidiano, enriqueciam a paisagem e humanizavam-na.
Pretende-se divulgar este “saber-fazer”, passado de geração em geração, procurando valorizar e divulgar este artefacto d’A Festa, para que os interessados lhe possam dar continuidade, neste Natal, preservando a nossa identidade cultural.
 
Este é apenas um ponto de partida e uma técnica simples de construção, mas podem dar aso à vossa criatividade e criar outras formas e usar outros desenhos e cores. Divirtam-se!
 
oficinacasinhasn
 
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.