LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Os Serviços Educativos do Museu Etnográfico da Madeira irão promover, dia 19 de abril, no atelier e jardim, às 15h30, a atividade “AS LAGARTIXAS DO NOSSO JARDIM” - Dramatização com fantoches de vara, para as crianças do Infantário “O Balão”.
Com a proposta deste tema, “PATRIMÓNIO E CLIMA”, a DGPC, em colaboração com o ICOMOS Portugal, pretendeu “perspetivar as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular do ponto de vista do Património Cultural, que tem vindo a sofrer, em maior ou menor grau, os efeitos do aquecimento global, da alteração de ecossistemas envolventes, de situações de seca extrema ou de exposição à subida das águas, mas também reconhecer o seu papel enquanto agente na construção de uma ação climática inclusiva, transformadora e justa.
Como referem, este tema convida-nos, assim, a analisarmos o passado e o património material e imaterial enquanto herança e referência da nossa identidade, mas, também, a projetarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo, sensibilizando comunidades e públicos, reforçando laços identitários e criando novas oportunidades – alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores da sociedade.
Porque o Museu Etnográfico da Madeira possui uma “Horta Pedagógica e jardim de ervas aromáticas e medicinais”, no seu espaço exterior e no seguimento de alguns temas que tem vindo a desenvolver, no seio da etnobotânica e da sensibilização para a sustentabilidade do Planeta, decidiu enveredar, nesta comemoração, pelo património natural do “seu jardim”.
Através da dramatização, com fantoches de vara, os técnicos dos Serviços Educativos irão sensibilizar os mais jovens, para a importância da espécie Lacerta dugesii, mais conhecida como lagartixa-da-madeira, para o equilíbrio dos ecossistemas.
Trata-se de um pequeno lagarto, pertencente à família Lacertidae e é uma endémica do arquipélago da Madeira, onde ocorre de forma abundante.
Muitas pessoas sentem pavor de alguns bichos como as abelhas, os mosquitos ou as lagartixas. Mas a preservação deles é importantíssima para o meio ambiente, já que cada espécie tem uma função especial no ecossistema e sua extinção poderia trazer alguns impactos ou desequilíbrio ao meio ambiente.
E a lagartixa que habita o nosso jardim, embora, provavelmente, esteja na lista de um dos animais que as pessoas mais tenham desconforto, é uma aliada no controle de pragas domésticas. Mosquitos, moscas, percevejos e até mesmo as temidas baratas urbanas, além de outros insetos, que provocam tanto incómodo aos humanos, fazem parte do cardápio da lagartixa. O seu desaparecimento, provavelmente provocaria, por exemplo, uma superpopulação de mosquitos. Através desta atividade lúdica, vamos dar a conhecer esta espécie endémica e apelar à sua preservação.
monumentosmemn
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.