LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira apresenta:

O novo desafio que te propomos evoca, como o próprio nome indica a celebração tradicional Cristã do Dia de Ramos. Inspirados pelas obras de Lourdes de Castro que integram a coleção do Museu, sugerimos que observes os elementos da natureza que tenhas por casa e que explores a técnica de fixação de imagens sobre papel com a ajuda da luz solar (heliografia).

A primeira heliografia que se conhece data de 1826 e foi conseguida por Joseph Nicéphore Niépce com uma exposição solar de 8 horas. A fotografia, desde então, evoluiu (processos e materiais) até a era digital. Lourdes de Castro, no verão de 1972, muito longe ainda da fotografia digital, fixou as sombras de cerca de 100 espécies botânicas endémicas da Ilha da Madeira em papel heliográfico diretamente expostas à luz do sol, no “Grande herbário de sombras”.

À semelhança do trabalho desenvolvido por esta artista o Museu convida-te a observar, partilhar, explorar e criar grafias e manchas, com a ajuda da luz do sol, na representação de ramos para a construção de um herbário, coletivo, composto pelo trabalho de todos os participantes nesta oficina.

Já sabes, deves enviar os resultados do teu trabalho (fotografia ou vídeo) para o MUDAS.Museu através do e-mail: , até ao dia 16 de abril. Os dois melhores trabalhos serão publicados nas páginas das redes sociais do Museu e receberão um prémio.

Mudas1

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.