LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN
Dia 2 de junho | às 11h30 e às 15h00.

"Mãos que me afagam e tecem fios" é um projeto dos Serviços Educativos do Museu Etnográfico da Madeira, desenvolvido durante todo o ano, mediante inscrição prévia, com a finalidade de promover uma atividade pedagógica e cultural, transmitindo-se o "saber-fazer" das tecedeiras, profissão quase em desuso, preservando e valorizando, o nosso património cultural imaterial.
A oficina é orientada, de forma motivadora e interativa, por Teresa Pereira, a tecedeira que trabalha ao vivo no museu, com o apoio dos técnicos dos serviços educativos.
É dado a conhecer aos participantes os ancestrais instrumentos, utilizados nos chamados "tormentos do linho" (o tratamento desta fibra, desde que é colhida até chegar ao tear), bem como no tratamento da lã e o funcionamento do aparelho tradicional de tecer os fios, o tear.
Os participantes são, também, incentivados a preparar os "retalhos", os quais, tecidos no tear, transformam-se nos nossos bonitos tradicionais tapetes e mantas.
Estas oficinas, que permitem aos participantes aprender os gestos e técnicas desta atividade secular e os "segredos do ofício", têm como objetivo dar continuidade a esta tradição. Contudo, posteriormente, e se assim o desejarem, podem dar continuidade a esta formação básica, com o apoio da tecedeira, mediante marcação, procedendo à experimentação, com a utilização de novos materiais, criando novos artefactos da sua autoria, mais modernos, reinterpretando a nossa Tradição.
Neste âmbito, serão promovidas, duas oficinas, em parceria com a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, com os alunos do 9º ano, turma B e C da disciplina de Educação Tecnológica, ministrada pela professora Joana Saldanha.
“Preservar no Presente, o Futuro do Passado” é o lema da nossa instituição, que pretende ser um museu dinâmico, com permanente animação pedagógica e cultural, ao serviço da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento.

maosquetecem n

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.