LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Para a proposta lúdica online desta semana escolhemos uma Pintura: o Piquenique.

Esta pintura foi realizada em 1865 por um pintor português, de seu nome Tomás José da Anunciação (1818 – 1879) que terá estado na Madeira como convidado do 2º conde de Carvalhal, António Leandro da Câmara Carvalhal Esmeraldo Atouguia Bettencourt de Sá Machado (1831-1888).
Nela está representada a cena de um piquenique feito pela família do 2.º conde de Carvalhal, na Quinta do Palheiro Ferreiro.
É este conde, a sua mulher e as suas duas filhas (Maria das Dores e Teresa) que vemos sentados no chão, em torno de uma toalha branca estendida, onde se encontra colocada a comida.
O conde e a sua filha mais velha estão de taça na mão, Teresa espreita para o interior do cesto. Com eles estão ainda um casal de vilões a servir o piquenique: ele abre a garrafa e ela transporta o que parece ser um prato com frutos.
Em plano de fundo, temos uma vista para a cidade do Funchal.

Para descobrires mais detalhes sobre esta pintura consulta o link da Plataforma dos Museus da Madeira _ https://museus.madeira.gov.pt/DetalhesObra?id=8551&tipo=OBJ

DESAFIO N.º 5 | PIQUENIQUE

Sabemos que já começaram as aulas e, com elas, muita aprendizagem e trabalhos para realizar. Por isso esta semana a nossa proposta será diferente.

Que tal fazeres um piquenique em casa com os teus pais e irmãos?
Aproveita a hora do lanche, estende uma toalha na sala, na varanda ou em algum lugar especial da tua casa. Ajuda os teus pais a prepararem um lanche delicioso e faz desse momento uma hora diferente e divertida para conversar, relaxar e brincar.

Se achares que o teu piquenique foi super especial e quiseres partilhar esse momento connosco já sabes... Só terás de mandar uma fotografia para o nosso e-mail com o teu nome e idade.

Créditos: Museu Quinta das Cruzes

piquenique1quintadascruzes

Piquenique | Tomás de Anunciação | 1865 | Óleo sobre tela | MQC 1508 | © Pedro Clode 2009

 

piqueniquepormenorcruzes

[pormenor] Piquenique

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.