LogoCmadeira2020

LogoSRTC2020

PT EN

Para esta semana, selecionamos, uma peça de mobiliário.
A peça escolhida foi a Mesa de Escrita, Leitura e Desenho (MQC 31) que se encontra em exposição na sala 2 do MQC.
Esta mesa, feita em Inglaterra entre os anos 1751/1800 representa um tipo de mesas (as writing tables – mesas de escrita) que eram produzidas com uma função específica e adaptadas para o conforto de quem as utilizava, tal como, as mesas / secretárias dos nossos dias.
Assim, observando esta mesa de escrita, leitura e também de desenho podemos descrever que possui um tampo liso com um rebordo saliente para apoio de folhas/livros, que pode ser ou não inclinado, consoante a utilização que queríamos dar a mesa, seja escrever ou elaborar um desenho.
A frente da mesa possui uma gaveta que se abre juntamente com as pernas dianteiras tendo, no seu interior, vários compartimentos para guardar materiais. Nas laterais apresenta apoios movíveis para castiçais.

Se quiseres conhecer mais sobre esta peça ou outras peças de mobiliário do MQC sugerimos a pesquisa na Plataforma dos Museus da Madeira.
O link da Mesa de Escrita e Leitura é: https://museus.madeira.gov.pt/DetalhesObra?id=8772&tipo=OBJ

DESAFIO N.º 7

No desafio desta semana, propomos que partilhem connosco algum trabalho de escrita (um texto, poema) ou desenho que tenham realizado ao longo das últimas semanas para sabermos quão criativos e originais conseguem ser aí em casa nas vossas mesas e secretárias.

Para partilhar o vosso trabalho connosco basta enviar fotografia para o nosso e-mail com o nome e idade.

Até para a próxima semana!

Créditos: Museu Quinta das Cruzes.

mesaquintadascruzes

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.